MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comissão de Defesa do Idoso da OAB/SP representa contra clínica após receber denúncia de maus-tratos

Comissão de Defesa do Idoso da OAB/SP representa contra clínica após receber denúncia de maus-tratos

Da Redação

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Atualizado às 07:54


Descaso

Comissão de Defesa do Idoso da OAB/SP representa contra clínica após receber denúncia de maus-tratos

A presidente da Comissão de Defesa do Idoso da OAB/SP, Maria Elisa Munhol, esteve na Casa de Repouso Azaléia, acompanhada de Luis Carlos Puleio, membro da Comissão, para averiguar denúncia de maus-tratos a idosos e comprovou descaso e falta de responsabilidade por parte da Vigilância Sanitária, além de algumas irregularidades na clínica.

Munhol decidiu oficiar ao CRM para apurar a conduta profissional da médica Débora Bonini, responsável pela casa de repouso na época das denúncias, e pediu a verificação na Comissão de Seleção e Inscrição da OAB/SP para saber se Noel Loiola, ex-proprietário da clínica, está habilitado para atuar como advogado, não constando do cadastro da Seccional paulista. A presidente pediu também que o Ministério Público e a Vigilância Sanitária sejam notificados sobre a permanência na casa de uma paciente com menos de 50 anos, o que contraria o Estatuto do Idoso.

A denúncia foi feita por Fátima Joana Sarantto Paula Neto Puissato que afirmou ter a Vigilância Sanitária recebido informações anônimas sobre várias irregularidades na clínica e nada fez para coibir as práticas.

Segundo ela, seus pais moravam na casa de repouso e sua mãe teve desnutrição e feridas pelo corpo em função dos maus-tratos a que eram submetidos os idosos ali internados, além de estarem, constantemente, sob efeito de calmantes.

Fátima conta ainda que, em 2004, Maria Amati Pugliesi, também internada na clínica, faleceu devido à falta de cuidados, aos maus-tratos e a falta de alimentação balanceada.

Após a morte, o filho de Maria, Mário Franco Enzo Pugliesi, entrou com representação no Ministério Público e conseguiu que o local fosse interditado até a completa legalização do estabelecimento perante a Vigilância Sanitária. Mas, segundo relato, a casa de repouso continuou funcionando.

A presidente da Comissão constatou, em sua visita, que os idosos citados por Fátima realmente estiveram internados ali e que a clínica havia sido vendida e estava passando por reformas para adequar-se às exigências da Vigilância Sanitária. Maria Elisa verificou que as condições de higiene eram adequadas, mas o sistema de ventilação deixava a desejar assim como o piso da clínica, não apropriado para idosos.

"Essa violência mascarada dentro das casas de repouso deve ser alvo de campanha da OAB/SP visando o esclarecimento, a conscientização da população. É uma questão de respeito, de dignidade, um dever do cidadão. Calar-se diante de casos como este é não exercer o direito de defesa da vida, da cidadania, da integridade física, psíquica e mental daquelas pessoas que necessitam de ajuda em função da idade", concluiu Maria Elisa.

__________________

________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...