MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fórum Permanente realiza primeira sessão e já elabora propostas para a 1ª Instância

Fórum Permanente realiza primeira sessão e já elabora propostas para a 1ª Instância

Da Redação

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Atualizado às 15:20


Prestação jurisdicional

Fórum Permanente realiza primeira sessão e já elabora propostas para a 1ª Instância

Foi realizada na última terça-feira, no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, a primeira reunião do Fórum Permanente, instalado em conjunto pela OAB/MG e Corregedoria Geral de Justiça do TJ/MG.

O objetivo é discutir questões relevantes para o bom funcionamento da prestação jurisdicional da Primeira Instância em todo o Estado. Segundo o diretor-financeiro da Seccional mineira, Luiz Fernando Valladão, é preciso resgatar a idéia de "família forense", onde todos criem um discurso uníssono em prol do jurisdicionado.

"Respeitar as diferenças é fundamental e premissa da democracia. Este é o momento de unirmos forças", disse. O juiz auxiliar e diretor do Foro da Capital, Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, considerou o encontro entre representantes das duas entidades um marco histórico da Justiça em Minas. "Aqui compartilharemos idéias em prol do funcionamento do Judiciário e certamente avançaremos, e muito", disse.

Nos trabalhos inaugurais, foi discutida a questão de retirada de processos e acesso aos autos com vista comum. De início, as ponderações foram feitas em relação à vista para a sentença do juiz. Surgiram três propostas: o magistrado imprimir três vias do documento - atualmente são impressas duas cópias - sendo que uma destas ficaria disponível às partes interessadas; a elaboração de uma petição sem necessidade de protocolo, pela OAB, onde advogados acordariam a divisão do prazo e, por último, a publicação imediata da sentença no website do TJ/MG, idéia esta que obteve significativa receptividade, mas depende do Núcleo de Informática do órgão. De acordo com o conselheiro da Seccional mineira e advogado do escritório Homero Costa Advogados, Stanley Martins Frasão, é necessário ir além e já pensar na informatização do Judiciário. "Devemos nos projetar no futuro e criar soluções que vão de encontro a ele", destacou. Estas propostas seguirão para análise do Comitê Estratégico do Tribunal e ainda serão discutidas novamente pelo Fórum, até que se tornem normas.

Já em relação aos laudos periciais dos processos, ainda haverá discussões neste sentido, prevalecendo o prazo sucessivo para vista. A pauta inicial do Fórum Permanente possui 16 tópicos, que serão abordados paulatinamente. Para a diretora do Departamento de Apoio ao Advogado na Capital - DAAC, Maria Aparecida Rossi, a reunião simboliza o começo do diálogo e que muito virá pela frente. "Tenho certeza que todos os problemas serão resolvidos nas atividades do Fórum", afirmou. A conselheira da OAB/MG, Maria Eunice Brasiliense, ressaltou a necessidade de uniformizar os procedimentos, para evitar contrastes entre capital e interior.

O secretário-geral adjunto da OAB/MG, Ronaldo Brêtas de Carvalho Dias encerrou os trabalhos e pediu o empenho de todos para que os melhores resultados sejam obtidos. "A OAB está imbuída neste sentido, de eliminar os vícios que existem no cotidiano forense e assim melhorar a prestação jurisdicional como um todo", concluiu. Também estiveram presentes o presidente da Comissão de Ética e Disciplina da OAB/MG, Alexandre Figueiredo Urbano, o presidente da Comissão OAB/Jovem, Adriano Cardoso Silva, serventuários do Foro da Capital e membros da Corregedoria Geral de Justiça.

__________________









______________

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...