MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. A Corte de Santa Maria

A Corte de Santa Maria

Eros Roberto Grau toma posse hoje como ministro do STF

Da Redação

quarta-feira, 30 de junho de 2004

Atualizado às 11:02

 

A Corte de Santa Maria

 

O advogado Eros Roberto Grau, 63 anos, toma posse às 16h de hoje como ministro do STF. O advogado é o terceiro ministro indicado pelo presidente Lula. Eros Grau entrará na vaga aberta em maio, com a aposentadoria compulsória do então presidente do tribunal, Maurício Corrêa.

 

Radicado em São Paulo, Grau é doutor em direito e professor da USP. Tem mais de 20 livros publicados e faz parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, instituído pelo governo federal em fevereiro de 2003.

 

Com a posse de Eros Grau, dos 11 ministros da Corte, dois são de Santa Maria/RS, uma cidade de aproximadamente 245 mil habitantes. Nelson Jobim, presidente da Corte, é o outro santa-mariense.

 

Lula e o presidente do Senado, José Sarney, já confirmaram presença na cerimônia de posse. Não estão previstos discursos durante a solenidade.

 

O 158º ministro do STF será conduzido ao plenário pelos colegas Joaquim Barbosa e Sepúlveda Pertence, respectivamente, o mais novo e o mais antigo na corte. Haverá, então, a execução do Hino Nacional e, em seguida, o ministro prestará o juramento. A sessão será encerrada pelo presidente do STF, ministro Nelson Jobim. Em seguida, o novo integrante da corte receberá os cumprimentos no Salão Branco na sede do STF.

______________ ...