MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TRF 1ª região - O exercício da advocacia é incompatível com cargo de técnico judiciário

TRF 1ª região - O exercício da advocacia é incompatível com cargo de técnico judiciário

Da Redação

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Atualizado às 09:00


TRF da 1ª região

O exercício da advocacia é incompatível com cargo de técnico judiciário

A 7ª Turma do TRF 1ª região foi unânime em negar pedido, de motorista do Judiciário, de exercer a advocacia, por ser ele técnico judiciário.

O servidor, ocupante do cargo de técnico judiciário do STJ, alegou que as atividades do cargo que ocupa são restritas ao setor de transporte, por ser motorista, e que, portanto, não são incompatíveis com o exercício da advocacia.

De acordo com a relatora do processo, a Juíza Federal Convocada Anamaria Reys Resende, o art. 28, IV, do Estatuto do Advogado e da OAB estabelece que a advocacia é incompatível com a atividade dos ocupantes de cargos ou funções vinculadas direta ou indiretamente a qualquer órgão do Poder Judiciário. E lembra que uma das condições para a inscrição do bacharel em direito na OAB, de acordo com o art. 8º da Lei nº. 8.906/94 (clique aqui), é a de não exercer atividade incompatível com o exercício da advocacia.

Portanto, vedada a inscrição do motorista, ocupante do cargo de técnico judiciário, na OAB, bem como, o exercício da advocacia.

  • N° do Processo: 2004.34.00.018081-4DF

____________________