TRT/SP implanta sistema digital de gravação de audiências
Da Redação
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008
Atualizado às 08:55
TRT/SP
Sistema digital de gravação de audiências
O TRT da 2ª região, objetivando a celeridade e economia processual e, em especial, a melhoria da prestação jurisdicional, efetivou contrato para aquisição de licença de utilização e treinamento em software para gravação de audiências.
Trata-se de um conjunto de mecanismos a serviço do magistrado e sua equipe, que funciona em tempo real, registrando e arquivando audiências em mídia digital, compactados como MP3, consagrado como o mais popular dos formatos de arquivos sonoros.
O sistema objetiva oferecer uma gama de recursos extras ao processo de registro e condução de audiências, demonstrando diversos benefícios, dentre os quais:
Aumento de produtividade durante uma audiência com redução do tempo para até 60%;
Economia de mão-de-obra e espaço físico de arquivamento;
Possibilidade de disponibilização do acervo sonoro para acesso via intranet e internet;
Acesso ao arquivo de som no final de uma audiência com a utilização de CD-ROM, pen-drive, etc.;
Facilidade na localização de trechos específicos no material gravado com redução do tempo de transcrição e estudo em até 30%.
A novidade foi testada e aprovada por juízes deste regional. Dessa forma, em breve, as 161 Varas do TRT da 2ª região poderão valer-se da gravação de audiências, o que, em muito, agilizará o processo judicial.
A ferramenta gera, organiza e disponibiliza o acervo sonoro a partir da gravação indexada de sessões e eventos e tem sido utilizada nos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e diversas organizações privadas.
A ação é uma iniciativa ligada ao Programa Inova TRT - Plano de Modernização, que é um conjunto de ações que vêm sendo realizadas no Tribunal, em 1ª e 2ª Instâncias, e que têm por objetivo dotar a instituição de mecanismos operacionais mais ágeis e eficientes.
_______________________