MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministério da Justiça apresenta propostas para regular call centers

Ministério da Justiça apresenta propostas para regular call centers

Da Redação

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Atualizado às 08:24


Consumidor

Ministério da Justiça apresenta propostas para regular call centers

Melhorar o atendimento ao consumidor nas ligações feitas para os call centers. Esse é o objetivo de quatro audiências públicas que serão realizadas no Ministério da Justiça até o mês de maio.

A primeira foi ontem e contou com a presença do ministro Tarso Genro, além de representantes de diversos órgãos que tratam do tema, como os Procons estaduais e municipais e o MP.

As reuniões discutirão os problemas no serviço oferecido pelos setores responsáveis pelo maior número de reclamações nos últimos dois anos: telecomunicações (telefonia fixa e móvel, Tv a Cabo e Internet), sistema financeiro e transporte aéreo.

"Até a metade do ano teremos uma proposta normativa para regular o sistema", destacou o ministro Tarso Genro. "Esse tipo de abuso, que obviamente não envolve todas as empresas, tem que terminar. O consumidor não é um objeto, ele tem que ser tratado como cidadão de maneira respeitosa".

Para a secretária de Direito Econômico, Mariana Tavares, as empresas devem garantir que o cidadão seja devidamente atendido pelas empresas. "As demandas levadas aos fornecedores precisam ter uma solução rápida e que melhor atenda a solicitação do cliente".

De acordo com o diretor do Departamento de Defesa do Consumidor, Ricardo Morishita, é constante o número de reclamações nos Procons de pessoas que ligam para os call centers. "Essas pessoas ficam muito tempo esperando pelo atendimento e ainda não conseguem ter o problema resolvido".

Entre as propostas apresentadas pelo DPDC, está o direito do consumidor de falar com o atendente de forma mais ágil, podendo optar pela primeira opção no menu de atendimento. As empresas também teriam que preparar profissionais capacitados para receber as demandas e transferir as ligações, no máximo, para outro atendente.

E caso o problema não fosse resolvido, a empresa teria até cinco dias corridos para entrar em contato com o consumidor. Morishita ressaltou ainda a importância da instalação obrigatória de ouvidorias nesses fornecedores. "Seria um canal a mais de comunicação com o consumidor".

As propostas apresentadas irão para consulta pública e estarão disponíveis no site do Ministério da Justiça (clique aqui) a partir do dia 10/3/08, durante 30 dias.

_____________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...