MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do Sorteio de obra "Seria cômico se não fosse trágico"

Resultado do Sorteio de obra "Seria cômico se não fosse trágico"

Da Redação

terça-feira, 11 de março de 2008

Atualizado em 6 de março de 2008 09:58


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de sortear a obra "Seria cômico Se não fosse trágico" (Editora Scortecci - 150 p.), escrita e gentilmente oferecida pelo advogado e diretor de Comunicação do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo, Hélio Rubens Batista Ribeiro Costa.

Sobre a obra :

Este livro é uma seqüência de curtas surpresas literárias. Dividido em três partes, a terceira um lúcido fecho elíptico, a segunda uma espécie de contra-ponto da primeira pelo andamento mais rápido, e a primeira centrada no conto curto. Isto numa visão regressiva do conjunto. Se formalmente é isto, no total ele guarda, e resguarda, em essência, a notável capacidade criadora do autor no sempre movediço e escorregadio campo das letras.

Pouco vimos, se é que vimos, criações assim. Tome-se qualquer história da primeira parte e se descobrirá, de pronto, para além do assunto abordado, a leveza de trato no como dizer do escritor, a argúcia de observação, o humor natural e inesperado, os achados em aparentes frases corriqueiras, o flagrar perfeitos de instantes da vida, o tom e o tônus quase de alegoria que perpassam neste continuado vendaval, embora em disfarce de brisa. Uma alegoria que guarda, mas não esconde, palpitações que vão do riso à dor. Seria um bom livro na linha chapliniana não fossem as orignilíssimas tomadas de cena no jogo das personagens, porque a riqueza narrativa do autor possui fluidos de lirismo próprio.

É que a vida, por mais trágica que se apresente, traz em si sinais vívidos de Amor, no seu sentido totalizante, em contraponto às veredas doídas da existência humana.

O autor capta tudo com uma destreza tamanha que leva o leitor quase à perplexidade. E tudo conta como quem narra um fato qualquer, despretensiosamente. Só que estas criações não ficam nas histórias pelas histórias, que se banalizariam em si ou fluiriam para o anedótico inconseqüente. Aqui as palpitações são outras; aqui o dedo do artista da palavra está presente; aqui o disfarce, que pulsa mais forte, caminha em subjacência. Então, em todo este colar pequenas peças literárias límpidas fulguram com intensidade, porque nasceram de um ficcionista brilhante.

Já pelo título - Seria cômico de não fosse trágico - o autor dá a tônica dos textos, na sua versatilidade temática, na sua aparente singeleza narrativa, deixando nas sombras, mas presentes, a riqueza, as alegrias e os desencantos do espírito humano. Obra multifacetada dentro da ficção moderna, onde se treliçam, como espírito de novela, bela abertura narrativa ou descritiva, o conto, o miniconto e o microconto.

Dos temas mais aparentemente banais o autor extrai uma essência de vida inesperada. É capaz de dar vida até às pedras da rua. De um nada, de um adágio, bem presentes na segunda parte, exsurge mais que o humor: vem a relevo toda uma sagacidade criadora que seduz qualquer leitor.

Sobre o autor :

Hélio Rubens Batista Ribeiro Costa, é advogado, sócio de Lodovico e Costa - Advogados Associados. Mestrando em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Hélio Rubens também exerce as funções de Diretor de Comunicação e de Presidente da Comissão de Direito Processual Civil do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo. Nasceu em Ituiutaba/MG. Tem se dedicado à literatura escrevendo contos, crônicas, pensamentos, frases e romances. É articulista de revistas impressas e eletrônicas e associado da União Brasileira de Escritores, além de atuar como coordenador de livros de referência acadêmica como a obra Linhas Mestras do Processo Civil - 30 Anos de Vigência do CPC.

______________

 Resultado :

  • Marilia Carneiro de Castro Castelo, do Banco do Brasil, de Manaus/AM

____________

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...