MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Presidente da Apamagis recebe a medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo

Presidente da Apamagis recebe a medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo

Da Redação

segunda-feira, 10 de março de 2008

Atualizado às 08:16


Homenagem

Presidente da Apamagis recebe a medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo

Detentor de diversas honrarias importantes, o Presidente da APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados, desembargador Henrique Nelson Calandra, já pode acrescentar mais uma em seu currículo. No dia 6/3, a Câmara Municipal de São Paulo concedeu a Calandra a medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo. A médica, empresária e diretora do Departamento de Ação Social da Associação Paulista de Medicina, dra. Yvonne Capuano, também foi agraciada com as mesmas honrarias.


Des. Henrique Calandra e a vereadora Myryam Athie

Diversas autoridades estiveram presentes na homenagem, entre elas, o 1º e o 2º vice-presidentes da Apamagis, desembargadores Paulo Dimas de Bellis Mascaretti e Roque Antonio Mesquita de Oliveira, o presidente da Seção de Direito Público do TJ/SP, desembargador Antonio Carlos Viana Santos, o Diretor da Escola Paulista de Magistratura, desembargador Antonio Rulli Júnior, o vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros e Conselheiro da Apamagis, desembargador Sebastião Amorim e o deputado Arnaldo Faria de Sá.

O prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, não pôde comparecer a cerimônia, mas enviou sua mensagem para o presidente da Apamagis num vídeo feito especialmente para ocasião. Para o gestor municipal, "a homenagem a Calandra é mais que justa". Deixaram também registradas suas falas no vídeo exibido na sessão solene os deputados Fernando Capez, Régis de Oliveira, Waldir Agnelo e o Presidente da OAB/SP Luiz Flávio Borges D'Urso.

Visivelmente emocionada, a Dra. Yvonne recordou, em seu discurso, a trajetória da vinda de sua família, imigrantes italianos, à cidade e elencou algumas das diversas iniciativas feitas por ela em benefício de São Paulo. Finalizou sua fala citando o filósofo francês Benjamin Constant. "Ele dizia que 'a gratidão tem memória curta'. Discordo. Não me sinto merecedora, mas recebo com muito carinho esta homenagem."

Também pontuado por lembranças de sua vivência familiar, Calandra expressou em seu discurso a alegria em receber tão importante honraria e distribuiu agradecimentos a seus familiares, colegas magistrados, deputados e funcionários. O presidente da Apamagis fez menção ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, próximo sábado, e destacou a força e contribuição feminina na sociedade brasileira.

A concessão da Medalha Anchieta e do Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo, feita pela vereadora Dra. Myryam Athie, em nome da Câmara Municipal, é um reconhecimento às atuações de Calandra e Yvonne em prol da construção de uma sociedade mais justa e democrática. Nos 27 anos em que está na Magistratura, o desembargador Henrique Nelson Calandra não se dedicou a somente apreciar e julgar processos. O presidente da Apamagis sempre se demonstrou sensível e alinhado aos anseios populares. Tem consciência que o exercício da Magistratura vai muito além da atividade processual. Essa postura tornou o Desembargador referência para a Justiça paulista.

________________

 

 

 

________________