MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Informe OAB/PR

Informe OAB/PR

A parceria firmada entre Migalhas e OAB/PR

Da Redação

quarta-feira, 14 de julho de 2004

Atualizado em 13 de julho de 2004 10:46

 

Informe OAB/PR

 

Com exclusividade, os migalheiros podem conferir abaixo informações do mundo jurídico paranaense. A oportunidade de acessar notícias do "Informativo Virtual da OAB/PR" pelo site Migalhas é apenas um dos frutos, dos muitos que ainda virão, da parceria entre Migalhas e OAB/PR.

_____________________

 

 

 

 

 

Informe n18

 

Comemoração

 

A OAB-PR participou, no último dia 9, das comemorações do aniversário de 150 anos da Comarca de Paranaguá. Estiveram presentes o presidente da Seccional, Manoel Antonio de Oliveira Franco, o secretário-geral adjunto, José Francisco Machado de Oliveira, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Maurício Sagboni Montanha Teixeira, o membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PR, Ali Haddad e o presidente da OAB de Paranaguá, Paulo Charbub Farah.

 

Produtividade

 

O Setor de Processos Disciplinares da OAB/PR divulgou as estatísticas dos trabalhos realizados no mês de junho. Foram emitidos 15 pareceres, 225 despachos, 59 admissibilidades, 28 arquivamentos, 34 prescrições, 14 indeferimentos e realizadas 31 audiências.

 

Congratulações

 

O presidente da Associação dos Advogados de São José dos Campos, Denerval Machado Rodrigues de Melo, encaminhou ofício à OAB/PR elogiando a promoção do evento Prerrogativas Profissionais dos Advogados, realizado nos dias 24 e 25 de junho.

 

Seccional

 

A Comissão de Direitos do Consumidor da OAB/PR, sob a presidência da advogada Aldaci do Carmo Capaverde, realizou reunião no dia 7/7 para analisar projetos para os próximos meses.

 

Estiveram em pauta assuntos como uma possível palestra com o advogado Dr. Clayton Maranhão sobre o tema "O Direito a saúde nas relações de consumo" a ser realizada em agosto, o desenvolvimento do site da Comissão de Direitos do Consumidor da Seccional e a discussão sobre as primeiras etapas de um livro sobre Direito do Consumidor.

 

Iniciante

 

O presidente da Comissão de Advogados Iniciantes da OAB/PR, Rodrigo Pironti Aguirre de Castro, esteve em Florianópolis, dia 6 de julho, para participar de reunião com a Comissão dos Jovens Advogados, da Seccional de SC.

 

As Comissões trocaram informações sobre os projetos das Seccionais e discutiram maneiras de como integrar novos advogados à profissão e de como promover maior participação deles junto à Ordem.

 

Idoso

 

A Diretoria da OAB/PR encaminhou ofício ao secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Roque Zimmermann, informando ter designado o presidente da Comissão dos Direitos do Idoso, Estefano Ulandowski, para participar da solenidade de abertura da II Conferência Estadual dos Direitos do Idoso, realizada no dia 7/7.

 

Cascavel

 

A Comissão de Meio Ambiente da Subseção de Cascavel promoveu no dia 8/7 uma exibição, para todos os advogados, de um vídeo sobre Impacto Ambiental.

 

Ponta Grossa

 

Por falta de inscrições, foi cancelado o curso que a Comissão da Mulher Advogada da OAB/PR pretendia realizar em Ponta Grossa, com o tema "Desenvolvimento Pessoal e de Relacionamento na Advocacia".

 

O curso estava marcado para os dias 2 e 3 de agosto, organizado pela FAE Business School e seria ministrado pelo Prof. Dante Ricardo Quadros.

 

O curso foi cancelado por falta de inscrições.

 

Maringá

 

A Subseção de Maringá realizará, dia 13 de agosto, o tradicional Baile do Rubi. Este ano será no Country Clube de Maringá e contará com jantar dançante e sorteio de diversos brindes.

 

Todos os advogados e advogadas estão convidados. Os convites e mesas estão à venda na Subseção de Maringá. Mais informações pelo telefone (44) 223-4644.

 

Recomendações

 

A Corregedoria Geral da Justiça do Paraná recomendou aos juízes que procurem "decidir de plano os pedidos de assistência judiciária gratuita, examinando a conveniência e oportunidade de impor exigências que, a rigor, não estão contempladas na lei específica".

 

Para ler a íntegra do despacho do corregedor, nos autos do Pedido de Providências no 139.854/03, da OAB/PR, clique aqui.

 

Transferência

 

O governador Roberto Requião sancionou o projeto de lei nº14451, que autoriza ceder ao poder Judiciário o imóvel onde está instalada a Prisão Provisória de Curitiba, para a instalação e funcionamento do Centro Judiciário do Ahu. A cessão se tornará automaticamente sem efeito na hipótese de alteração da finalidade expressa na lei.

 

O governador assinará decreto criando uma comissão com intuito de elaborar os estudos necessários à implementação da medida. O governador autorizou também a efetivação de despesas no valor de R$1,7 milhão, para a desmontagem parcial do edifício inacabado situado no Centro Cívico.

 

Dívida

 

O Tribunal de Alçada do PR pode ser despejado do prédio da Rua Mauá, 920, no Alto da Glória, em Curitiba. A Secretaria de Estado de Administração não paga o aluguel do imóvel desde dezembro do ano passado. A dívida já estaria em R$ 1.141.091, se somados os 7% de juros - 1% ao mês - e os 10% de multa contratual, recomendados pelo Secovi-PR.

 

A assessoria da Secretaria de Estado de Administração informa que o Governo do Estado reconhece a dívida e diz que o aluguel não foi mais pago porque não concordou com o índice de reajuste do contrato, que venceu em dezembro do ano passado, considerando-o muito alto. A Secretaria também afirmou que está em negociação com a Concorde Administração de Bens Ltda e que pretende resolver a questão o mais rápido possível.

 

Mudanças

 

Com a ampliação da competência cível dos Juizados Especiais Federais, o TRF da 4a Região (resolução n° 44 de 25 de junho) transformou duas Varas Federais em Juizados Especiais Federais Cíveis.

 

A ampliação da competência cível dos JEF na 3a, 4a e 5a Regiões da Justiça Federal, que até julho de 2004 tinham competência restrita à matéria previdenciária, causará mudanças estruturais na Justiça Federal em Curitiba.

 

Duas Varas Federais Cíveis, a 1a e a 7a, serão transformadas em Varas de Juizado Especial Federal Cíveis. Com isso, Curitiba terá mais duas varas de JEF para atender qualquer matéria de natureza cível com valor inferior a 60 salários mínimos.

_________________

 

 

 

 

 

 

________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...