MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. O Estado de S. Paulo - Ellen Gracie aceita disputar vaga na Corte de Haia

O Estado de S. Paulo - Ellen Gracie aceita disputar vaga na Corte de Haia

x

Da Redação

segunda-feira, 17 de março de 2008

Atualizado às 11:54


Haia

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo de sábado, a ministra Ellen Gracie, presidente do STF até o final deste mês, é candidata a uma vaga na Corte Internacional de Justiça, em Haia, Holanda. Em reunião fora da agenda com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, Ellen respondeu a uma sondagem do presidente da República dizendo que se "sentiria honrada" com a indicação para a vaga.

 

  • Leia abaixo a matéria na íntegra publicada no dia 15/3.

________________
_________

  • O Estado de S. Paulo (15/3)

Presidente do Supremo se diz "honrada" com indicação e Brasil passa a ter dois candidatos ao posto

A ministra Ellen Gracie, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) até o final deste mês, é candidata a uma vaga na Corte Internacional de Justiça, em Haia (Holanda). Em reunião fora da agenda com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, Ellen respondeu a uma sondagem do presidente da República dizendo que se "sentiria honrada" com a indicação para a vaga.

Com a decisão da ministra, o Brasil passa a ter dois candidatos à vaga - o segundo nome é o do juiz e ex-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos Antônio Cançado Trindade, que até já está em campanha. O prazo para as indicações à Corte vai até agosto. Ellen será substituída na presidência do Poder Judiciário pelo ministro Gilmar Mendes.

Ellen Gracie tem uma vantagem sobre Cançado Trindade: conta com a simpatia do governo dos Estados Unidos, onde ela morou e estudou.

Ela foi bolsista da Fundação Fulbright, entre 1991 e 1992, com vinculação acadêmica à American University, Washington D.C. School of Public Affairs. Foi também Jurista em Residência junto à Law Library of Congress.

APOIOS

Ellen tem, ainda, apoios explícitos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do ex-ministro Celso Lafer (Relações Exteriores) e de outros integrantes do governo que antecedeu o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O próprio Lula também tem preferência pelo nome da ministra, entre outros motivos porque isso lhe daria o direito de indicar mais um nome para o STF, o oitavo juiz em um plenário que é formado por 11 ministros.

Para o Itamaraty, a campanha de Cançado Trindade é mais simples por dois motivos: primeiro, ele já está fazendo o corpo-a-corpo para obter votos; em segundo lugar, porque uma derrota não significará uma grande perda para o governo, pois alguns dizem que esta é uma candidatura mais pessoal do que de governo. Com a ministra Ellen como candidata patrocinada pelo Planalto, o Itamaraty teria de fazer uma campanha obrigatoriamente vitoriosa.

Uma fonte fez a seguinte comparação ao Estado sobre o significado políticos das disputas: a derrota de Geraldo Alckmin, em 2006, teve um peso; se José Serra fosse o candidato, o peso da derrota para os tucanos seria muito maior.

___________________
______________

Fonte: O Estado de S. Paulo - 15/3

____________________

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA