MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Furacão 2000 é condenada ao pagamento de multa no valor de 500 mil reais pelo lançamento da música "Um tapinha não dói"

Furacão 2000 é condenada ao pagamento de multa no valor de 500 mil reais pelo lançamento da música "Um tapinha não dói"

Da Redação

sexta-feira, 28 de março de 2008

Atualizado às 08:24


A multa dói

Furacão 2000 é condenada ao pagamento de multa no valor de 500 mil reais pelo lançamento da música "Um Tapinha Não Dói"

A empresa Furacão 2000 Produções Artística Ltda foi condenada pela Justiça Federal ao pagamento de multa no valor de 500 mil reais pelo lançamento da música "Um Tapinha Não Dói", no início desta década. A ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público Federal e pela Themis - Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, em janeiro de 2003, por considerar que a música banaliza a violência contra a mulher, transmite uma visão preconceituosa contra a imagem da mesma, além de dividir as mulheres em boas ou más conforme sua conduta sexual.

Na inicial da ação civil pública, o então procurador Regional dos Direitos do Cidadão Paulo Gilberto Cogo Leivas afirmou que "esse tipo de música ofende não só a dignidade das mulheres que comportam-se de acordo com o descrito em suas letras, mas toda e qualquer mulher, por incentivar à violência, tornarem-na justificável e reproduzirem o estigma de inferioridade ou subordinação em relação ao homem".

Conforme decisão do juiz substituto Adriano Vitalino dos Santos, da 7ª Vara Federal de Porto Alegre, o valor da multa será revertido em favor do Fundo Federal de Defesa dos Direitos, conforme estabelece a Lei 7.347/85. A quantia deverá ser monetariamente atualizada, acrescida de juros. A empresa ainda pode recorrer da decisão em instâncias superiores.

"Vamos recorrer"

A equipe de som Furacão 2000 vai recorrer da decisão da Justiça que multa a produtora em R$ 500 mil pelo lançamento da música "Um Tapinha Não Dói". "Voltou à censura ?", questiona Rômulo Costa, dono da Furacão, que não acha justa a decisão.

"Acho injusto. Isso é cercear a nossa liberdade, não poder colocar as pessoas para cantar. É um precedente muito sério", reclama ele, que diz ainda que não tem condições financeiras de pagar a multa.

"Com juros e correção, o valor pode chegar a quase R$ 1 milhão. Não teríamos condições de arcar com isso. Se tivesse esse dinheiro, parava de trabalhar", diz.

  • Trecho da música

Um Tapinha Não Dói - Gravadora Furacão 2000

Vai Glamurosa

Cruze os braços no ombrinho

Lança ele prá frente

E desce bem devagarinho...

Dá uma quebradinha

E sobe devagar

Se te bota maluquinha

Um tapinha eu vou te dar

 

Porque:

Dói, um tapinha não dói

Um tapinha não dói

Um tapinha não dói

Só um tapinha..

Vai Glamurosa

Cruze os braços no ombrinho

Lança ele prá frente

E desce bem devagarinho...

 

___________________