MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do Sorteio de obra "Lições de Direito Internacional - Estudos e Pareceres de Luiz Olavo Baptista"

Resultado do Sorteio de obra "Lições de Direito Internacional - Estudos e Pareceres de Luiz Olavo Baptista"

Da Redação

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Atualizado em 2 de abril de 2008 10:19


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de sortear a obra "Lições de Direito Internacional - Estudos e Pareceres de Luiz Olavo Baptista" (Editora Juruá - 495 p.), organizada e gentilmente oferecida por Maristela Basso e Patrícia Luciane de Carvalho.

Sobre a obra :

Este livro reúne os mais recentes estudos e pareceres de Luiz Olavo Baptista, professor, jurista, árbitro renomado e um dos mais destacados negociadores brasileiros no cenário internacional.

Certamente, esta coletânea não tem a pretensão de abarcar toda a obra deste formidável e incomparável jurista, mas tão-somente alguns de seus escritos sobre temas fundamentais do direito internacional contemporâneo.

O objetivo com esta compilação é compartilhar com os leitores os ensinamentos de Luiz Olavo Baptista, em especial: (i) a simplicidade com que ele expressa suas idéias, transmite seu pensamento e conclusões; (ii) a leveza de seu estilo de escrever; (iii) a perspicácia de seu raciocínio; (iv) sua tradicional abordagem multidisciplinar dos problemas em análise; (v) a metodologia de "garimpagem" do ponto principal a ser debatido, por meio de um trabalho cuidadoso e raro, assim como dos aspectos satélites e correlatos que merecem destaques no texto principal e daqueles que, por não servirem ao escopo-base, devem ser referidos nas notas de rodapé; (vi) o modo como ele despe o cerne da controvérsia, desde às suas entranhas, conduz e desenvolve sua análise e chega ás conclusões, guardando idéias e teses para ulteriores escritos, descartando os excessos, livrando-se das repetições, dos óbvios e da inocuidade.

Luiz Olavo Baptista, em seus quase 50 anos de profissão e contínuo amor ao Direito, desenvolveu um estilo como ator, escritor e parecerista que deve ser compartilhado e tornado público, não apenas com seus colegas de trabalho e alunos na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, como também, por todos aqueles que se interessam pelos temas atuais do Direito e amam a advocacia.

Na obra destacou-se a vasta produção intelectual do autor, com estudos sobre direito internacional privado, direito do comércio internacional, direito internacional público e direito societário, distribuídos nos seguintes capítulos: arbitragem, comércio internacional, competência internacional, direito internacional público, direito societário, Mercosul e propriedade intelectual.

Neste livro, portanto, o leitor perceberá como Luiz Olavo Baptista constrói o Direito a cada dia, com sofisticação intelectual inigualável, sem nunca perder de vista a busca de soluções concretas para os desafios do dia-a-dia da advocacia (doméstica e internacional). Tudo isto renovando e nos ensinando diariamente sua receita básica de viver bem: poesias de Drummond na entrada, doses generosas de clássicos barrocos, uma pitada de chorinho, outra de jazz e, voilá, está pronto para mais um dia a ser saboreado com alegria, entusiasmo e tenacidade.

Sobre as organizadoras :

Maristela Basso, doutora e livre-docente em Direito Internacional; Professora-Associada de Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco). Especialista em Estudos da Integração Européia pelo Colégio do México e Comissão Européia. Advogada em São Paulo. Integra a lista de Árbitros Brasileiros do Sistema de Solução de Controvérsias do Mercosul.

Patrícia Luciane de Carvalho, é mestre em Direito Socioeconômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, MBA em Administração de Empresas e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas/RJ e especialista em Direito Internacional pela Faculdade de Direito de Curitiba. Fundadora e presidente da Comissão da Propriedade Intelectual da OAB/PR. Consultora jurídica e professora de Direito Internacional e da Propriedade Intelectual.

______________

 Resultado :

  • Sandra Herschel Baeta Neves, advogada da banca Azevedo Sette Advogados, de Belo Horizonte/MG


____________