MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do Sorteio de obra "Exame de Ordem"

Resultado do Sorteio de obra "Exame de Ordem"

Da Redação

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Atualizado em 8 de abril de 2008 12:29


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de sortear a obra "Exame de Ordem" (Editora J. H. Mizuno - 535 p.), escrita por diversos autores, entre eles, Ricardo Riu Giuntini, que gentilmente ofereceu dois exemplares para sorteio.

Sobre a obra :

Para possuir a autorização legal para advogar, o bacharel em direito deve passar no exame elaborado pela Ordem dos Advogados do Brasil, em todas as suas secções.

Normalmente, nesse exame, são abordadas dez matérias estudadas durante a graduação, mais uma prova prática.

É certo, ainda, que o bacharel em direito encontra sérias dificuldades para estudar e recordar todas essas matérias que foram ensinadas durante a faculdade.

Assim, este livro contém os principais pontos das dez áreas do direito questionadas pela OAB, quando da aplicação da primeira fase do seu exame de habilitação.

É importante ressaltar que este compêndio não tem o propósito de abordar todas as matérias em nível mais aprofundado, fato que é restrito aos manuais de direito.

Mas, certamente, é uma ferramenta fundamental para auxiliar o candidato a obter sucesso e ser aprovado no exame da OAB.

Dicas:

1°. Estude todas as matérias: no exame, normalmente, as dez matérias apresentadas têm o mesmo valor na apuração dos pontos; assim, a perda de pontos numa matéria poderá ser recuperada em outra.

2°. Planeje o tempo de estudo: deve existir um período mínimo de estudo por parte do candidato, levando-se em conta as peculiaridades de cada um; esse período deve ser, no mínimo, de três meses, quando o candidato puder dedicar-se, diariamente, em período integral aos estudos. Mas, se não existir essa possibilidade, o candidato não deve desistir, e sim estender o prazo de estudo.

3°. Leia toda a legislação pertinente a cada matéria: grande parte das questões levantadas no exame contém sua resposta na própria legislação; assim, é imprescindível a sua leitura.

4°. Método de estudo: cada candidato tem um método de estudo, mas, a título de sugestão, quando do estudo de uma matéria leia a legislação pertinente àquele tópico. Por exemplo, se for estudar os direitos e garantias na Constituição Federal, antes, leia todo o artigo 5º.

5°. Programação do estudo: o candidato deve estudar toda a matéria, assim, segue um exemplo de programação de estudo.

Segunda : Direito Penal / Direito Penal
Terça : Direito Civil / Processo Civil/
Quarta : Direito Constitucional / Direito Tributário
Quinta : Direito Administrativo / Direito do Trabalho
Sexta : Ética / Direito Comercial

6°. Provas Anteriores: o candidato deve resolver as provas anteriores dadas pela OAB, isso para verificar o conteúdo das matérias e sua porcentagem de acerto. Para tanto, aos sábados, simule estar no dia da prova.

7°. Revisão das matérias: com o passar do tempo, a tendência é o candidato revisar as matérias anteriormente estudadas, o que é extremamente importante.

Estas são algumas sugestões, não desista e Boa Prova !

Sobre os autores :

André Renato Servidoni é advogado, professor universitário, especialista em Direito Penal e Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Mestrando em Direito Penal pela Pontíficia Universidade Católica - PUC/SP.

Catarina Luiza Rizzardo Rossi, advogada credenciada junto a Procuradoria do INSS. Professora de Universidades e Cursos Preparatórios para o Exame da OAB na área trabalhista desde 1988. Conselheira Editorial da Revista Jurídica Eletrônica UNICOC. Colaboradora: Marcela de Paula e Silva Simão, advogada, graduada pela Faculdade de Direito de Franca em dezembro de 2006, onde atuou como monitora de Direito Processual Civil.

João Pedro Palmieri é advogado. Possui inúmeros artigos publicados em revistas e jornais do setor jurídico. Conselheiro da OAB/SP, membro titular da Academia RibeirãoPretana de Letras Jurídicas e da 3ª Câmara Recursal do Conselho de São Paulo da Ordem.

José Maria Simões de Almeida Prado é técnico judiciário, professor universitário e especialista em Direito Tributário. Mestre em Direito Constitucional pela Pontíficia Universidade Católica - PUC/SP.

Lucas de Souza Lehfeld é advogado, professor universitário. Consultor da CATHO, unidade de Ribeirão Preto. Mestre em Direito Internacional pela UNESP - Universidade Estadual Paulista. Doutorando em Direito Constitucional pela Pontíficia Universidade Católica - PUC/SP.

Mônica Cristina Servidoni é advogada. Professora de Universidades e de Cursos Preparatórios para Exame da OAB/SP, Subsecção de Taquaritinga. Possui vários artigos publicados em jornais e revistas científicas. Especialista em Direito Civil e Processual Civil. Mestre em Direito.

Nina Valéria Carlucci é advogada. Professora da Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp e do Curso Preparatório para Concursos Públicos do Curso Forense. Mestre em Direito pela UNESP - Universidade Estadual Paulista. Procuradora do Município de Ribeirão Preto.

Ricardo Riu Giuntini é advogado, atual secretário adjunto da OAB/SP, 12º Subsecção de Ribeirão Preto. Professor de Universidade e de Cursos Preparatórios para Exame de Ordem.

______________

 Resultados :

·         Micheli Cristina da Silva Cerchiari, de Santa Bárbara d'Oeste/SP

·         André Augusto Magalhães Silva, de Belo Horizonte/MG


____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA