MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Conheça o Expresso Baraúna da Editora Baraúna

Conheça o Expresso Baraúna da Editora Baraúna

Da Redação

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Atualizado às 07:36


Publicação

A Editora Baraúna criou uma forma de publicar livros com total apoio da Editora, mas com custo baixo

Pergunte às pessoas do seu círculo de relacionamento e, certamente, alguém lhe dirá que gostaria muito de poder publicar um livro, mas não tem idéia de como proceder. E aqueles que conhecem o sistema convencional sabem que uma publicação assim é difícil, ou porque os editores não são de fácil alcance ou porque a coisa toda é mesmo muito cara.

Hoje, porém, nos países desenvolvidos, publicar um livro já é tarefa muito simples e barata. O interessado procura um serviço de self-publishing, ou auto-publicação, pessoalmente ou via Internet, entrega o arquivo eletrônico com seus originais e escolhe quantas unidades quer produzir, mesmo que se trate de um só exemplar. E tudo por preço muito inferior ao da edição pelo sistema convencional.

Até agora, ainda não existia no Brasil um serviço que integrasse todas as etapas do processo, desde a revisão do texto até a divulgação e assessoria de imprensa. Algumas editoras e gráficas imprimem livros sob encomenda, mas em tiragens cujos volumes e preços nem sempre estão ao alcance do interessado.

Foi pensando nisso que a Editora Baraúna, lançou o serviço Expresso Baraúna, que permite ao escritor publicar tiragens a partir de cinqüenta exemplares, a um custo final bem mais barato.

"Ficamos muito impressionados com a forte demanda espontânea por parte de professores, principalmente, que nos procuraram na tentativa de publicar seus livros, teses etc. Só na primeira semana de funcionamento do e-commerce da Editora, já havíamos recebido oito solicitações de interessados em auto-publicação. Já que nosso negócio é a agilidade editorial aliada aos baixos preços, não perdemos tempo e criamos um serviço que ainda pode dar lucros financeiros aos autores. Começamos a divulgação junto ao professor universitário em razão do forte know-how que temos com os livros do setor, particularmente no segmento jurídico, mas nada impede que interessados até em publicar livros de receitas falem conosco", diz Zeca Martins, sócio da editora.

"Colocar nosso 'expresso' nos trilhos só foi possível graças às parcerias que fizemos com profissionais do setor livreiro, além de uma importante gráfica detentora de equipamentos de impressão digital de altíssima tecnologia", continua ele.

Todos podem publicar um livro

O Expresso Baraúna é um serviço editorial inédito que permite ao professor universitário, ou a qualquer interessado, publicar seus textos e trabalhos na forma de livros oficialmente reconhecidos, com número ISBN, ficha catalográfica oficial etc. Com isso, transforma-se, por exemplo, a simples 'apostila do professor' em obra literária que traz muitos benefícios ao autor, inclusive financeiros.

"No caso dos professores universitários, o livro produzido com o Expresso Baraúna também é uma publicação que valerá créditos para a carreira acadêmica. No ambiente acadêmico, como se sabe, a publicação de trabalhos é determinante para a ascensão profissional. E também dá a possibilidade de remuneração por vendas e direitos autorais", informa Maurício Paraguassú, também sócio da Baraúna.

Além dos serviços de revisão, editoração, registros e impressão, o autor também poderá contar com vendas pela Internet, divulgação em várias faculdades, sites de busca e assessoria de imprensa.

A Editora Baraúna

Fundada por profissionais das áreas do direito e da comunicação, a Editora Baraúna SE Ltda tem por objetivo produzir livros sempre com alta qualidade, preço baixo e facilidade de alcance.

Conhecedores da carência de livrarias na maior parte dos municípios brasileiros, seus fundadores procuraram desenvolver um modelo de produção editorial que privilegiasse a alta qualidade das publicações, a eficiência na entrega e o baixo custo das obras.

Com vendas prioritariamente via Internet, a Editora Baraúna facilita aos leitores a compra segura e de baixo custo, pelo estabelecimento de políticas de preços sempre mais competitivos que os do mercado em geral. Os livros são feitos com a preocupação de trazer sempre a melhor informação associada aos princípios mais modernos de conforto visual, maneabilidade, portabilidade e estética.

O site traz ainda duas novidades no setor de venda de livros pela Internet, que são a auto-demonstração, onde o internauta vê o livro por vários ângulos, mais a amostra-grátis, que permite que um pequeno trecho do livro seja baixado gratuitamente, sem necessidade de cadastros prévios, para que o interessado possa imprimir e ter em mãos algumas páginas do livro em diagramação real.







____________