MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MJ - Volkswagen assina termo de ajustamento que prevê recall de todos os modelos do Fox

MJ - Volkswagen assina termo de ajustamento que prevê recall de todos os modelos do Fox

A Volkswagen assinou ontem junto ao MJ e a órgãos de defesa do consumidor, um termo de ajustamento de conduta que prevê o recall de todos os modelos Fox já fabricados, readequando o mecanismo do rebatedor do banco traseiro.

Da Redação

terça-feira, 15 de abril de 2008

Atualizado às 08:28


Recall

MJ - Volkswagen assina termo de ajustamento que prevê recall do Fox

A Volkswagen assinou ontem junto ao MJ e a órgãos de defesa do consumidor, um termo de ajustamento de conduta que prevê o recall de todos os modelos Fox já fabricados, readequando o mecanismo do rebatedor do banco traseiro.

Na decisão, a empresa se compromete a convocar o recall e apresentar, em até 30 dias, prorrogáveis por mais 30, uma proposta técnica para que a operação de rebatimento torne-se segura. A Volks também deve fazer uma campanha na mídia alertando os consumidores sobre o risco que o produto apresenta, bem como as medidas preventivas que devem tomar.

Desde o lançamento do Fox, em 2003, já foram vendidas 477 mil unidades. O acordo ainda determina que os carros já fabricados e ainda não vendidos, estejam eles no pátio ou na concessionária, devem ter o sistema modificado antes de serem postos à venda.

Ainda de acordo com o termo, a empresa recolherá ao Fundo Federal de Defesa de Direitos Difusos contribuição voluntária de R$ 3 milhões.

Com o acordo, fica arquivado o processo administrativo aberto pelo DPDC e os processos administrativos abertos pelo MPF e por ministérios públicos de diversos Estados, como São Paulo e Santa Catarina.

Entenda o caso

Pelo menos oito consumidores tiveram parte dos dedos decepados e 14 ficaram feridos após manusear peça instalada no banco traseiro para ampliar ou diminuir o espaço do porta-malas.

Em comunicados enviados à imprensa anteriormente, a empresa havia afirmado que é segura a operação do sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox - que se constitui em afastar ou aproximar o encosto do assento traseiro para aumentar ou diminuir o tamanho do porta-malas - desde que sejam seguidas as instruções contidas no Manual do Proprietário.

Em fevereiro, a Volks passou a disponibilizar um anel de borracha para ser instalado no cabo de tração para destravamento do encosto do banco traseiro, cobrindo totalmente a argola de metal que feriu os proprietários.

_________
______________

Fonte: G1
_________________________