MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Google deve assinar termo de conduta com PF e MP

Google deve assinar termo de conduta com PF e MP

Da Redação

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Atualizado às 08:46


Conduta

Google deve assinar termo de ajustamento de conduta com PF e MP

O relator da CPI da Pedofilia, senador Demóstenes Torres - DEM/GO, anunciou ontem, a provável assinatura de termo de ajustamento de conduta entre o site de buscas Google, o MP e a PF. A intenção é diminuir a prática de atos de pedofilia no Orkut, site de relacionamento do Google.

Segundo explicou, o termo estabelece que o Google fornecerá o conteúdo das páginas fechadas no Orkut independentemente de pedido judicial ao MP e à PF. Também desenvolverá uma ferramenta para impedir que pedófilos coloquem material nas páginas, já que, atualmente, é possível inserir fotografias e restringir o acesso às mesmas apenas a pessoas autorizadas. Representantes do Google participarão de reunião da CPI na próxima semana.

Ainda de acordo com o senador, 90% dos crimes de pedofilia no Brasil ocorrem dentro do Orkut. Caso se confirme a assinatura do termo, o Google vai passar a "colaborar sistematicamente em todos os pedidos do Ministério Público e da PF".

"Vamos dar um golpe decisivo nos pedófilos do Brasil", avaliou Demóstenes.

Requerimentos

Os integrantes da CPI da Pedofilia também aprovaram requerimento de realização de diligência em Belém/PA, hoje eamanhã, para ouvir o bispo de Marajó, Dom José Luiz Azcona Hermoso, sobre denúncia de que crianças entre 12 e 14 anos estariam se prostituindo em troca de comida em municípios paraenses.

Nesse mesmo período, a comissão vai participar ainda de encontro com procuradores-gerais de Justiça em Belém. A intenção é montar uma rede de informações interligando a PF, as polícias estaduais, os MPs estaduais e federal, o MJ, a CPI e a organização não-governamental SaferNet, destinada a levantar dados, atualizar a legislação brasileira sobre o assunto e ver o que precisa ser feito em termos de ação repressiva.

Outro requerimento aprovado questiona o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, sobre a intenção do Brasil em aderir à Convenção de Budapeste, que trata de crimes cibernéticos. A convenção é restrita à Europa, mas outros países, como os Estados Unidos, já aderiram, adiantou Demóstenes. O documento detalha, entre outros pontos, o que a legislação de cada país signatário deve conter para combater os crimes de pedofilia e como estabelecer uma colaboração mais estreita para a prisão dos pedófilos, independentemente de estarem ou não em seus países.

A CPI também vai ouvir o juiz da comarca de Niquelândia/GO, Rinaldo Barros, cidade em que foi identificada uma rede de prostituição infantil em 2007, e o juiz de Direito José Antonio Daltoé Cezar, da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Porto Alegre. Outro requerimento aprovado autoriza o presidente da SaferNet, Thiago Tavares, a prestar serviços à comissão.

__________
____________________

Leia mais

  • 9/4/08 - CPI da Pedofilia - 3.261 álbuns do Orkut denunciados por pedofilia terão sigilo quebrado - clique aqui.

  • 14/12/07 - Processo sobre pedofilia na internet deve ser julgado pelo Juízo do local de onde saíram os arquivos ilícitos - clique aqui.

  • 6/2/07 - STJ define como crime pedofilia por e-mail - clique aqui.

_______________________

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...