quinta-feira, 6 de agosto de 2020

ISSN 1983-392X

CCJ do Senado aprova criação de recurso contra rejeição de requerimentos de busca e apreensão

quinta-feira, 24 de abril de 2008


PLS 276/06

CCJ do Senado aprova criação de recurso contra rejeição de requerimentos de busca e apreensão

A CCJ aprovou ontem parecer favorável ao PLS 276/06 (clique aqui) que cria recurso contra as decisões de juízes que negarem requerimentos de busca e apreensão, de interceptação telefônica ou de medida assecuratória. Essa matéria, que altera o CPP (clique aqui), ainda precisa ser analisada no Plenário do Senado.

Apresentada em 2006 pela CPI dos Bingos, a proposta também determina que, quando houver recurso, não será aberta vista ao réu para o oferecimento de contra-razões recursais.

O relator do projeto na CCJ, senador Pedro Simon - PMDB/RS, defendeu a medida. Ele destacou que a hipótese de recurso para esses casos já havia sido debatida em várias outras comissões parlamentares de inquérito. E ressaltou que os requerimentos de busca e apreensão ou de interceptação telefônica podem ser feitos, por exemplo, por uma CPI ou pela PF.

O senador lembrou ainda o relatório final da CPI dos Bingos, no qual se argumenta que o projeto tem o objetivo de "suprir uma injustificada lacuna em nosso ordenamento jurídico penal e, claro, possibilitar maior controle social sobre decisões judiciais monocráticas".

O PL, aprovado pela CCJ em votação simbólica, prevê a alteração dos artigos 581 e 588 do CPP.

Voto de censura

A comissão também aprovou, nesta quarta-feira, requerimento de voto de censura ao juiz Edilson Rumbelsperger Rodrigues, da 1ª Vara Criminal e de Menores de Sete Lagos/MG, que teria rejeitado pedidos de medidas cautelares "contra homens que agrediram ou ameaçaram suas companheiras". A autora do requerimento foi a senadora Serys Slhessarenko - PT/MT.

_________________

patrocínio

Advertisement

últimas quentes

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram