segunda-feira, 21 de setembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Senado aprova projeto que regulamenta a Musicoterapia


PLC 25/05

Senado aprova projeto que regulamenta a Musicoterapia

A CAS aprovou ontem parecer favorável ao PLC 25/05 (clique aqui) que regulamenta a profissão de musicoterapeuta, cuja relatora foi a senadora Lúcia Vânia - PSDB/GO. Como a proposta é oriunda da Câmara dos Deputados, ela será ainda votada pelo Plenário.

Pelo projeto, poderão exercer a profissão os portadores de diploma de educação superior em Musicoterapia expedido por instituições reconhecidas pelo governo federal, os portadores de diploma de escola estrangeira, desde que revalidado no país, e os portadores de diploma de nível superior que tenham exercido a atividade, comprovadamente, por cinco anos.

O PLC 25/05 define o musicoterapeuta como o profissional que utiliza a música e seus elementos como som, ritmo, melodia e harmonia para prevenir, restaurar ou reabilitar a saúde física, mental e psíquica das pessoas.

Lúcia Vânia ressaltou o grande potencial que a música possui para desenvolver e restaurar funções do indivíduo, contribuindo, decisivamente, para que ele alcance uma melhor qualidade de vida, por meio de prevenção, reabilitação ou tratamento de suas doenças.

A senadora enfatizou que a Universidade Federal de Goiás, por enquanto, é a única instituição federal que oferece o curso de Musicoterapia. Ela previu, no entanto, que a aprovação do projeto certamente fará com que o curso seja criado em outras universidades. Lúcia Vânia saudou alunos e profissionais goianos presentes à votação.

_________________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 1/1/1900 12:00

Compartilhar