MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presidente da OAB/SP abre encontro de advogados em Ribeirão Preto

Presidente da OAB/SP abre encontro de advogados em Ribeirão Preto

Da Redação

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Atualizado às 07:08


Reunião

Presidente da OAB/SP abre encontro de advogados em Ribeirão Preto

Hoje o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, abre o 5º Encontro Regional dos Advogados, que acontece na região de Ribeirão Preto/SP, na Casa do Advogado (Rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 215) às 16h. O encontro promove uma reunião administrativa de trabalho com diretores de 20 Subsecções e plenária com os advogados da região.

Às 15h30 D'Urso concede uma coletiva para a imprensa de Ribeirão Preto para tratar, entre outros assuntos, do Exame de Ordem, cujos resultados da prova 134 foram divulgados na última quarta-feira. Foram aprovados 6.950 bacharéis, equivalente a 29,17%, de um total de 24.827 candidatos, com um índice de abstenção de 4% - 1.008 ausências registradas. "Ribeirão Preto teve um aproveitamento no Exame de Ordem semelhante a média geral, de 29,40% de aprovados, sendo 707 inscritos, 20 ausentes e 202 bacharéis aprovados. Houve cidades,com índices de aproveitamento melhores, como Franca, na qual 50% dos inscritos (386) foram aprovados", afirma D'Urso.

O presidente da OAB/SP vai divulgar em primeira mão que oficiou às 213 faculdades de Direito do Estado, propondo mudanças na grade curricular. "Meu pai tem 50 anos de formado, tenho mais de 25 e minha filha se formou agora. Embora tenhamos um grande lapso de tempo, a grade curricular dos cursos de Direito que freqüentamos continua a mesma ao longo de meio século. Ainda prepara-se o profissional para litigar no processo, quando, na verdade, o futuro da Advocacia está no acordo, na conciliação, na arbitragem e na mediação, formas alternativas de solução de conflito. A OAB/SP quer que as faculdades façam uma reflexão sobre isso e apresentem idéias dentro de um grande seminário que vamos promover", explica D'Urso.

Sobre o encontro, o presidente da OAB/SP espera uma grande participação dos advogados da Região de Ribeirão, como tem ocorrido nos eventos em outras regiões do Estado. "Os debates dos encontros regionais têm mostrado níveis elevados de participação, revelando que os advogados têm interesse sobre os temas que norteiam a profissão e suas entidades. Há uma preocupação crescente, a cada encontro, com abordagens relativas às prerrogativas profissionais, formação e aprimoramento profissional, ensino jurídico, oportunidades de trabalho e novos campos de atuação", analisa o presidente da OAB/SP. Na coletiva, o presidente também abordará outros assuntos de interesse dos jornalistas.

No encontro, estarão reunidos diretores e advogados das cidades de Altinópolis, Araraquara, Batatais, Cajuru, Descalvado, Franca, Igarapava, Itápolis, Ituverava, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Ribeirão Preto, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos, São Joaquim da Barra e Tambaú.

______________________

 

 

 

________________