MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/GO terá no ano que vem quatro novos cargos de desembargador

TJ/GO terá no ano que vem quatro novos cargos de desembargador

Da Redação

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Atualizado às 09:07


36 membros

TJ/GO cria quatro cargos de desembargador

A partir de agosto do próximo ano, o TJ/GO terá mais quatro cargos de desembargador, passando a contar com 36 membros. A deliberação foi tomada na sessão ordinária do Órgão Especial, realizada na última quarta-feira. Dois destes cargos se destinarão ao quinto constitucional, formado por advogados e membros do MP.

Ao dar a informação, o presidente do TJ/GO, desembargador José Lenar de Melo Bandeira, disse que a medida decorre da necessidade de o Tribunal assegurar a celeridade das decisões "e a qualidade na prestação jurisdicional, que sempre foram considerados parâmetros de atuação no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Goiás que tem procurado responder à altura aos anseios dos jurisdicionados".

Além de destacar a preocupação do CNJ com a ampliação dos recursos humanos, principalmente nas áreas fins, em razão do "aumento dos serviços e das novas tecnologias que tendem a agilizar os procedimentos", Lenar comparou a situação do TJ/GO com o de Santa Catarina, cuja população é praticamente a mesma de Goiás, ou seja, 5.866.568 catarinenses e 5.619.917 goianos, de acordo com estatística de 2005, do IBGE.

Apesar disso, o TJ/SC é constituído de 48 membros contra 32 em Goiás, dando "uma noção de como estamos defasados em termos de estrutura organizacional de 2º grau de jurisdição". O corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Floriano Gomes da Silva Filho, disse que o TJ/RS é formado de 125 desembargadores e o Estado tem uma população de 10 milhões de habitantes, ao fazer a palestra de abertura do 1º Encontro de Integração de Diretores de Foro, anteontem à noite em Pirenópolis.

De acordo com a última estatística, cada uma das quatro Câmaras Cíveis recebeu, em média, 600 processos, ou seja, mais de 100 feitos por desembargador, "evidenciando-se uma real sobrecarga, tendo em vista, principalmente, a complexidade da análise a ser realizada nos processos em grau de recurso e, também, naqueles feitos de competência originária", acentuou José Lenar de Melo Bandeira, na exposição enviada previamente aos desembargadores, capeando o anteprojeto transformado pelo Órgão Especial no projeto de lei que o presidente do TJ/GO encaminhará à Assembléia Legislativa nas próximas horas. Ele expôs ainda que a atual composição das Câmaras com cinco desembargadores, formando cinco turmas julgadoras com três membros cada, "traz morosidade aos julgamentos, mostrando-se mais eficaz a composição da nova proposta, de câmaras formadas por quatro membros, com quatro turmas julgadoras de três integrantes".

Alterações

Para a melhor adequação ao aumento do número de desembargadores foram aprovadas também alterações no TJ/GO, passando o Órgão Especial, qua continuará com 17 membros, a se denominar Corte Especial; o Tribunal Pleno, formado dos 36 desembargadores, terá denominação de Plenário. Criam-se mais duas câmaras, cada uma composta de quatro desembargadores. A 1ª e a 2ª Seções Cíveis terão mais uma câmara, ficando com três colegiados. A proposta transforma o cargo de secretário particular de desembargador em assessor jurídico, privativo de graduado em Direito, cria dois cargos de secretário de câmara, duas funções de auxiliar e quatro de assistente judiciário, além de transformar 32 cargos de secretário particular de desembargador em assessor jurídico.

José Lenar explica que a efetivação dos novos cargos de desembargador ocorrerá em agosto de 2009 "como medida de cautela, para que os reflexos da despesa desta proposta não esgotem os recursos orçamentários previstos para o corrente exercício", além da falta de espaço físico, o que será superado com a desocupação das instalações das varas criminais da comarca de Goiânia que passarão a ocupar o anexo do Fórum, que está sendo construído no Jardim Goiás, "com término previsto para o primeiro semestre de 2009". Observa que "o aumento da despesa de pessoal decorrente da proposta tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o plano plurianual e a lei de diretrizes orçamentárias"

Aprovado reajuste de 5,67%

Ainda na sessão de quarta-feira, o Órgão Especial aprovou proposta do presidente do TJ/GO, desembargador José Lenar de Melo Bandeira, que concede um reajuste de 5,67% aos servidores do Poder Judiciário estadual sobre os vencimentos de 31/12/07, com efeito retroativo a janeiro deste ano, conforme determina a Lei nº 14.563/03. "A defasagem vencimental que se busca cobrir é a que se estende ao longo do ano de 2007, já que o último reajuste, concedido pela Lei nº 16.165/07, foi baseado nos índices inflacionários ocorridos até 31 de dezembro de 2006", explica Lenar em justificativa submetida previamente aos desembargadores junto com o então anteprojeto. Os 5,67%, dentre os diversos índices de inflação, são os da Secretaria do Planejamento do Estado, observa. O PL, que igualmente será encaminhado à Assembléia Legislativa, introduz ainda modificações na composição de cargos do Plano de Carreira dos Servidores, e fixa em seis horas diárias a jornada de trabalho dos servidores e serventuários que não exerçam cargo em comissão ou função de confiança, bem como dos servidores do TJ/GO.

Apesar de o expediente forense para atendimento ao público continuará a ser ininterrupto, das 8 às 18h, a carga horária do servidor poderá ser cumprida em seis horas diárias ininterruptas, mediante distribuição por turnos, nas unidades administrativas e judiciárias que atingirem meta de produtividade previamente estabelecida pelo presidente do TJ. A proposta ressalva casos especiais de falta localizada de condições, os quais serão regulados igualmente por ato do presidente do TJ. A proposta extingue funções e cria cargos, adequando a situação aos interesses da administração. São criados 100 cargos de escrevente judiciário I, para comarcas de entrância inicial, e 100 de escrevente judiciário II, para as de entrância intermediária.

______________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA