MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PL obriga o motorista a utilizar calçados enquanto estiver no volante

PL obriga o motorista a utilizar calçados enquanto estiver no volante

Da Redação

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Atualizado às 19:41


Descalço

PL obriga o motorista a utilizar calçados enquanto estiver no volante

Projeto de Lei (PL 3251/08- v. abaixo) da deputada Aline Corrêa (PP-SP) obriga o motorista a utilizar calçados enquanto estiver no volante. Pela proposta, o condutor será proibido de dirigir descalço ou usando apenas meias.

O Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997 - clique aqui) já proíbe o motorista de usar calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais. Segundo a autora, a redação da lei dá margem a uma interpretação de que o veículo pode ser conduzido por um motorista descalço. "Dirigir descalço ou calçando somente meias é tão prejudicial quanto utilizar calçado que não se firme nos pés ou comprometa a utilização dos pedais, notadamente no que se refere a segurança, firmeza e agilidade no uso dos comandos", reitera Aline.

Tramitação

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta

PROJETO DE LEI Nº , DE 2008

(Da Sra. Aline Corrêa)

Altera o inciso IV do art. 252 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, para proibir a direção de veículos sem a utilização de calçado.

O Congresso Nacional decreta:

Art. 1º Esta Lei altera o inciso IV do art. 252 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, para proibir a direção de veículo por condutor descalço ou calçado apenas com meias.

Art. 2º O inciso IV do art. 252 da Lei nº 9.503, de 1997, passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 252. .....................................................................

................................................................................. IV

- descalço, calçando apenas meias ou usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais;

............................................................................" (NR)

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICAÇÃO

A atual redação do inciso IV do art. 252 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB, estabelece a infração de dirigir o veículo "usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais".

Como se pode notar, a redação desse dispositivo dá margem a uma interpretação de que o veículo pode ser conduzido por um motorista que esteja descalço, ou mesmo calçado apenas com meias, situações que certamente comprometem a segurança do trânsito.

Em nosso entendimento, faz-se necessário exigir que os condutores de veículos leves e, especialmente de veículos pesados, sejam obrigados a dirigir com os pés devidamente calçados. Tal exigência decorre do fato de que dirigir descalço, ou calçando somente meias, é tão prejudicial quanto utilizar calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais, notadamente no que se refere a segurança, firmeza e agilidade no uso dos comandos.

Assim sendo, propomos o presente projeto de lei, que busca equiparar essas situações no âmbito das infrações do Código de Trânsito.

Certos do alcance dessa matéria quanto à melhoria da segurança de nosso tráfego, contamos como o apoio de nossos Pares para sua aprovação.

Sala das Sessões, em de de 2008.

Deputada ALINE CORRÊA

_______________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...