MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado de Sorteio de obra "Código de Processo Civil Comentado e Legislação Extravagante"

Resultado de Sorteio de obra "Código de Processo Civil Comentado e Legislação Extravagante"

Da Redação

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Atualizado em 6 de maio de 2008 09:01


Sorteio da obra

Migalhas tem a honra de sortear a obra "Código de Processo Civil Comentado e Legislação Extravagante" (1824 p.), escrita por Nelson Nery Junior e Rosa Maria de Andrade Nery, gentilmente oferecida pela Editora Revista dos Tribunais.

Sobre a obra:

Chega à 10.ª edição esta que é uma das obras mais prestigiadas pelos acadêmicos e profissionais da área processual civil brasileira.

Totalmente atualizada até 20 de setembro de 2007, à luz da Reforma Processual dada pela superveniência da Lei 11.382/2006 (Processo de Execução), traz comentários, artigo por artigo, cuidadosamente elaborados com o propósito de tornar os institutos processuais definitivamente operáveis e efetivos.

O livro também está de acordo com as Leis 11.417/2006 (Súmula Vinculante do STF - clique aqui), 11.418/2006 (Repercussão Geral no Recurso Extraordinário - clique aqui), 11.341/2006 (Demonstração da Divergência no Recurso Especial - clique aqui), 11.419/2006 (Processo Eletrônico - clique aqui) e 11.441/2007 (Inventário, Partilha, Separação e Divórcio Extrajudiciais - clique aqui), todas elas consideradas e comentadas nos lugares específicos. Quanto à legislação extravagante, suas notas explicativas foram ampliadas, especialmente no que diz respeito às Leis Antitruste, do Processo Administrativo, da Arbitragem e do Mandado de Segurança.

O estudo contém, ainda, jurisprudência e bibliografia sobre a matéria tratada, possibilitando uma visão geral do alcance de cada dispositivo.

A impecável apresentação gráfica é a mesma da edição anterior, com o texto legal impresso na cor azul (de forma a permitir sua imediata visualização) e os julgados e as notas doutrinárias e bibliográficas impressos em preto, indicados por meio de caracteres especiais, o que torna a consulta mais fácil, ágil e eficiente.

"Os comentários relativos aos recursos foram consideravelmente aumentados, notadamente quanto à teoria geral e aos recursos ordinário (CPC 539/540), especial e extraordinário.

Os comentários sobre o instituto do cumprimento de sentença foram revistos e melhorados tendo em vista a experiência ainda iniciante da jurisprudência a respeito da matéria.

A grande reforma ocorrida pela superveniência da Lei 11.382/06, que alterou sobremodo o livro II do CPC (Processo de Execução), completa o ciclo da execução, iniciado com a reforma de sentença, por meio da Lei 11.232/05. Os comentários foram feitos de sorte a compatibilizar o sistema de execução do CPC, nada obstante a sempre recorrente falta de técnica legislativa ocasionada pelas reformas de 2005/2007, cuja tendência tem sido a tentativa de quebra do sistema do CPC.

Entendemos seja necessária uma verdadeira reforma no sistema legal do processo civil brasileiro, o que somente será efetiva se houver a integral revogação do CPC/73 pela superveniência de um novo Código. Só assim se poderá dar cabo a essa onda de reformas feitas de atropelo e sem nenhuma responsabilidade com o sistema e com a ciência do processo, tudo em detrimento da efetividade e da boa prestação jurisdicional.

A despeito de todas essas vicissitudes por que passa o CPC, procuramos fazer s comentários de modo a dar operatividade e efetividade aos institutos processuais.

Os comentários à legislação extravagante foram melhorados e aumentados, notadamente quanto à Lei Antitruste, à Lei do Processo Administrativo, à Lei da Arbitragem e à Lei do Mandado de Segurança."

  • Do Prefácio à 10ª edição

Sobre os autores:

Nelson Nery Junior é Livre-docente, doutor e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Professor titular da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Coordenador da área de Direitos Difusos e Coletivos dos cursos de pós-graduação em Direito (mestrado e doutorado) e do Curso de Especialização em Direito Civil da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Procurador de Justiça aposentado do Ministério Público do Estado de São Paulo. Advogado e consultor jurídico.

Rosa Maria Barreto Borriello de Andrade Nery é livre-docente, doutora e mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Professora assistente-doutora, por concurso público, na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, no curso de pós-graduação dessa mesma Universidade, onde leciona Direito Civil. Desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo.


______________

 Resultado :

  • Sérgio Alexandre Soares, supervisor da Justiça Federal em Passos/MG

____________

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram