MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado de Sorteio de obra "A Sujeição Passiva Tributária e a Retenção de Tributos na Fonte"

Resultado de Sorteio de obra "A Sujeição Passiva Tributária e a Retenção de Tributos na Fonte"

Da Redação

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Atualizado em 13 de maio de 2008 09:21


Sorteio da obra

Migalhas tem a honra de sortear dois exemplares da obra "A Sujeição Passiva Tributária e a Retenção de Tributos na Fonte" (Editora Lumen Juris - 148 p.), escrita por Richard Edward Dotoli T. Ferreira, gentilmente oferecida pelo autor.

Sobre a obra:

Durante muito tempo, aqui e alhures, o reconhecimento da necessidade de uma técnica simplificadora era considerado motivo suficiente para o afastamento de considerações relativas aos fatos signos praticados por cada um dos contribuintes. No entanto, modernamente, tal postura não pode ser mais aceita, pois nem sempre a medida simplificadora tem o condão de afastar a aplicação da capacidade contributiva.

Nesse sentido, o que se verifica hoje em relação à retenção de tributos na fonte, denota uma situação de completa contrariedade ao princípio da proporcionalidade. Notadamente em relação à retenção sobre as receitas pagas às empresas prestadoras de serviços, que na escalada atualmente verificada, cria uma situação de esfacelamento da capacidade contributiva, a partir da deformação das matrizes constitucionais de incidência.

A preocupação deriva de constantes inovações legislativas que determinam às pessoas jurídicas que efetuem pagamentos pela prestação de serviços, a retenção na fonte a COFINS, o PIS e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), sem prejuízo do imposto de renda, que já vinha sendo retido.

Por outro lado, na estipulação da tributação monofásica, se estabelecem casuísmos e regimes específicos, criando discriminações e privilégios odiosos.

No ISS, por sua vez, a legislação municipal vem trazendo também novas modalidades de retenção, quase sempre pouco atentas às questões relativas à capacidade contributiva, à sujeição passiva, e até mesmo à competência tributária.

Nesse atual quadro caótico, é fundamental a publicação da presente obra, destinada ao estudo da sujeição passiva e da retenção na fonte. Trata-se, na verdade de estudo pioneiro, não só pela sua oportunidade, já que é uma das poucas obras a tratar do tema após a avalanche legislativa de retenções e substituições tributárias, mas pelo seu caráter científico, sua vinculação com o estudo do fato gerador, com os princípios constitucionais tributários, notadamente o da capacidade contributiva, e a sua imersão no direito comparado.

Nos últimos anos, a aplicação de medidas para simplificar a arrecadação e a fiscalização tributária – como a substituição tributária, tributação monofásica e a retenção de tributos na fonte – vem sendo amplamente adotada como forma de combater a sonegação fiscal.

Tais medidas, contudo, por vezes, são utilizadas pelo legislador tributário sem observar os princípios constitucionais que balizam a exigência dos tributos, podendo acarretar a transferência do ônus do tributo para o patrimônio daquele que não foi originalmente visado pelo legislador constitucional.

Neste livro o autor apresenta um estudo pioneiro no qual analisa de forma profunda a figura da substituição tributaria e da retenção na fonte, indicando os limites da utilização desses institutos de direito tributário a partir dos princípios constitucionais de regência para bem fundamentar suas conclusões, buscando avaliar a forma de utilização da figura da retenção na fonte na doutrina e legislação estrangeira.

Sobre o autor:


Richard Edward Dotoli T. Ferreira é bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), mestre em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes. Pós-graduado em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas. É membro da Ordem dos Advogados do Brasil; da ABDF - Associação Brasileira de Direito Financeiro e da International Fiscal Association. Especialista em Direito Tributário. Integra o quadro de sócios do escritório Siqueira Castro Advogados do Rio de Janeiro e é coordenador do setor tributário.

______________

 Resultado :

  • Rodrigo Ávila, advogado do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul de Porto Alegre/RS

____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista