segunda-feira, 21 de setembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Correspondente Premiado


Correspondente premiado

Seção "Correspondentes"

Nesta seção os causídicos autônomos e escritórios de advocacia poderão buscar nomes para auxiliá-los, como "Correspondente", em outras comarcas, bem como aqueles que quiserem se oferecer para prestar serviço desta natureza a estes profissionais e a estas respeitadas bancas poderão se cadastrar como "Correspondentes".

Além de prestar serviços a escritórios e advogados autônomos, o migalheiro "Correspondente" ainda conta com o benefício de semanalmente ser premiado com uma grande obra jurídica para engrandecer sua biblioteca.

Confira logo abaixo o nome do Correspondente premiado desta sexta-feira.

__________

"O Consentimento Livre e Esclarecido na Cirurgia Plástica e a Responsabilidade Civil Médica" (214 p.), de Patrícia Panisa

Duas considerações foram fundamentais para a presente dissertação: a primeira, que leva em conta não o conceito de dignidade, mas aquilo que possa alvitá-la e, a segunda, que toma a pessoa em acepção holística, considerando-a como corpo, mente e espírito. Partindo destas acepções, pode-se inserir com tranqüilidade a aparência estética e o direito de alterá-la livre e conscientemente como facetas de um mesmo direito: o de personalidade.

A pretensão da presente pesquisa é demonstrar que nem a obrigação de meio, tampouco a de resultado são móveis suficientes para tratar juridicamente a Responsabilidade civil médica - tanto a contratual como a aquiliana - quer por absoluta improbidade, quer por desprestigiar a consideração de direito basilar de qualquer paciente - daí o porquê de pertencer tal direito, num primeiro momento, à esfera dos chamados direitos difusos e coletivos - que é o de manifestar-se livre e conscientemente a respeito de seu próprio corpo, assumindo os riscos de suas decisões e, naturalmente, transferindo-os ao médico caso não lhe tenha sido resguardado o exercício de um de seus direitos de personalidade: o consentimento livre e esclarecido.

Ganhador :

  • Vitor Costa Oliveira, Capela/SE

_____________

O que é "Correspondente" Migalhas?


O trabalho diário da advocacia exige, não raro, a colaboração de colegas em outras comarcas. É o que a práxis denomina de "Correspondente". O "Correspondente" de um advogado é um colaborador tentacular do profissional da advocacia, que muitas vezes distribui, acompanha, relata, extrai cópias, e às vezes até participa de feitos, judiciais e extrajudiciais - assistindo a audiências.

Busque um "Correspondente" em qualquer cidade do Brasil ou se cadastre como um "Correspondente", clique aqui

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 1/1/1900 12:00

Compartilhar