MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PF anuncia retirada de cinco marcas de leite em pó adulterado das prateleiras

PF anuncia retirada de cinco marcas de leite em pó adulterado das prateleiras

Da Redação

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Atualizado às 08:37


Operação Lactose

PF anuncia retirada de cinco marcas de leite em pó adulterado das prateleiras

A PF anunciou ontem o recolhimento, do mercado consumidor, de todos os lotes de leite integral embalados pela empresa Big Leite Indústria e Comércio de Alimentos Ltda. - que incluem as marcas Só Beber, Naturesse, Bom Du Leite, Cilpe e Big Leite - em vários estados.

A medida fez parte da Operação Lactose, deflagrada hoje pela PF na Paraíba, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa. O objetivo foi desarticular uma quadrilha, que adulterava leite em pó integral, além de falsificar notas fiscais, sonegar impostos e corromper funcionários públicos.

Em nota à imprensa, a PF informou que, após quase um ano de investigações, solicitou à juíza federal Cristina Maria Costa Garcez, da 3ª Vara da Seção Judiciária da Paraíba, a prisão preventiva dos envolvidos e a retirada do produto das prateleiras. Após parecer favorável do Ministério Público, o pedido - que inclui ainda a apreensão de alguns imóveis - foi aprovado.

Segundo a PF, o esquema de falsificação do leite em pó integral funcionava da seguinte forma: a empresa Big Leite comprava o leite a granel, em grandes quantidades, para reempacotá-lo em volumes menores e revender no varejo. Ao realizar o reempacotamento, substituía 50% do leite em pó integral por soro, produto pobre em proteína.

Para encobrir a saída de produtos em maior quantidade do que a recebida pela empresa, a Big Leite recebia notas fiscais frias das empresas Avesul Ltda. e Sanita Ltda., ambas no estado de Santa Catarina, além da Milky Ltda., na Bahia, e da Via Láctea, no Ceará - todas de propriedade dos suspeitos.

A PF alertou que a quadrilha, ao adulterar os lotes de leite em pó, colocou em estado de vulnerabilidade a saúde das pessoas, "prejudicando milhares de consumidores e leite, sobretudo, crianças".

_____________________