MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MPF/ES quer fim de apologia à Scuderie Le Cocq no Orkut

MPF/ES quer fim de apologia à Scuderie Le Cocq no Orkut

Da Redação

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Atualizado às 08:31


Esquadrão da Morte

MPF/ES quer fim de apologia à Scuderie Le Cocq no Orkut

O MPF/ES quer que a Justiça Federal determine a retirada, do sítio de relacionamentos Orkut, das comunidades que reproduzam símbolos, emblemas e slogans da extinta entidade criminosa Scuderie Le Cocq. De acordo com o requerimento do MPF, também deverão ser retiradas do Orkut, em 48 horas, as comunidades que façam apologia à entidade ou às suas atividades.

O requerimento do MPF/ES foi enviado à Justiça na última sexta-feira. De acordo com procurador da República André Pimentel Filho, que assina o documento, a empresa Google Brasil Internet Ltda., que mantém o Orkut, tem o dever jurídico de cumprir a sentença judicial que, em novembro de 2004, proibiu a utilização dos símbolos e dos slogans da entidade.

Apesar da proibição, é possível encontrar comunidades virtuais que fazem apologia à extinta entidade em que são expressas manifestações típicas da Scuderie, como "bandido bom é bandido morto".

Para André Pimentel Filho, a decisão judicial e todos os seus efeitos devem ser cumpridos "custe o que custar". "Ainda mais em se tratando de decisão que tem inegável repercussão didática social e alcance histórico", destaca o procurador. Por isso, defende ele, além de retirar do Orkut qualquer comunidade que faça apologia à Le Cocq ou às suas atividades, o Google deve manter vigilância continuada por meio de pesquisa em seus sistemas a cada sete dias. Caso a empresa continue descumprindo a decisão judicial, o procurador da República requereu à Justiça que a empresa seja multada em 50 mil reais por dia.

Sede

André Pimentel Filho também quer que a Justiça determine a retirada de qualquer alusão à Scuderie da sede campestre da entidade, localizada em Jacaraípe, no município da Serra. O imóvel está abandonado e continua identificado com placas e pinturas. Além disso, o procurador da República pediu a quebra do sigilo do processo, pela importância do caso para a história recente do Espírito Santo.

De acordo com a ação que resultou na extinção da Scuderie Le Cocq, ajuizada pelo MPF/ES em 1996, a entidade agia como personificação jurídica do crime organizado e como quartel de grupos paramilitares de extermínio de supostos delinqüentes. A Le Cocq assumia abertamente uma "origem policial" e intervinha na apuração dos crimes cometidos por seus membros, que se chamavam uns aos outros de "irmãozinhos", para assegurar a eles a impunidade.

Além de policiais civis e militares, integravam a entidade até mesmo alguns membros do MP, do Poder Judiciário e outras autoridades públicas, que se mobilizavam sempre que qualquer de seus componentes era acusado ou simplesmente considerado suspeito de algum crime. O símbolo da Scuderie era formado por um crânio humano, sobre duas tíbias cruzadas em "x", e pelas letras "E" e "M", abreviatura de "Esquadrão da Morte".

_______________________

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA