MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Texto da reforma tributária já tem até o momento 183 emendas

Texto da reforma tributária já tem até o momento 183 emendas

Da Redação

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Atualizado às 09:26


Proposta de emenda

Texto da reforma tributária já tem 183 emendas 

Até o momento, o texto da proposta de emenda à Constituição da reforma tributária recebeu 183 emendas e o número deve chegar a 200, segundo informou o presidente da Comissão Especial que analisa a matéria, deputado Antonio Palocci - PT/SP.

Palocci lembrou que a proposta de criação de um novo imposto do tipo da CPMF, como chegou a ser acenado anteontem por alguns parlamentares, para reforçar o caixa da saúde, poderia ser incluída como emenda no texto da reforma.

"Se houver emenda propondo, vai ser discutida. Se vai ser aprovada ou não, não sei".

Para Palocci não é prioridade da reforma tributária criar impostos, e a discussão dentro de proposta de reforma tributaria não é adequada. O deputado concordou, no entanto, que é importante procurar uma fonte de financiamento para a saúde.

"Se é CPMF ou não, não acho fundamental. O que não se pode aprovar é um projeto de despesa sem receita, inclusive a Lei de Responsabilidade Fiscal impede isso".

Sobre a possibilidade de o governo usar o excesso de arrecadação para financiar a saúde em vez de usar no fundo soberano, Palocci não respondeu. Ele afirmou que é importante observar se existe realmente excesso de arrecadação.

"Acho que o ministro Mantega foi cauteloso ao não dizer se há um excesso de arracadação neste momento e, se houver, ele vai transformar em poupança pública".

De acordo com o calendário de tramitação da proposta de reforma tributária divulgado pelo relator, deputado Sandro Mabel - PR/GO, o texto deve estar aprovado na Câmara nos dias 16 ou 17/7.

O calendário prevê que as audiências públicas internas e externas devem terminar no dia 15/6. Nos dias 20 a 27 de junho está prevista a apreciação do relatório na comissão; nos dias 8 ou 9/7, votação em primeiro turno no plenário e 15 ou 16, a votação em segundo turno.

_________________

Patrocínio

JAQUELINE MENEZES SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
JAQUELINE MENEZES SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

MENEZES ADVOGADOS

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO