MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado de Sorteio de obra "Trabalho Portuário - A Modernização dos Portos e as Relações de Trabalho no Brasil"

Resultado de Sorteio de obra "Trabalho Portuário - A Modernização dos Portos e as Relações de Trabalho no Brasil"

Da Redação

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Atualizado em 21 de maio de 2008 10:36


Sorteio da obra

Migalhas tem a honra de sortear dois exemplares da obra "Trabalho Portuário - A Modernização dos Portos e as Relações de Trabalho no Brasil" (Editora Método- 368 p.), escrita por Cristiano Paixão e Ronaldo Curado Fleury, que gentilmente ofereceu os exemplares para sorteio.

Sobre a obra:

A presente obra foi concebida, desenvolvida e finalizada a partir da experiência de seus autores no cenário das relações de trabalho portuário no Brasil.

Há anos, como membros do Ministério Público do Trabalho, atuam nacionalmente, objetivando a implantação da Lei de Modernização dos Portos.

Nesse período foi possível obter um precioso e enriquecedor aprendizado acerca do mundo das relações de trabalho nos portos brasileiros.

A obra traz tanto aos atores do cenário das relações de trabalho portuário - trabalhadores, operadores, dirigentes sindicais, administradores, advogados, procuradores, juízes, auditores-fiscais e profissionais voltados às demais carreiras de feição pública - como à sociedade em geral, uma reflexão acerca do processo de modificação nas relações de trabalho portuário ao longo da última década.

Esta edição conta com a análise de alguns aspectos surgidos após o lançamento da primeira e o aprofundamento do estudo de outros temas, cuja relevância conduziu a novas pesquisas, reflexões e conclusões. Também foram atualizadas as seções dedicadas à jurisprudência e ao resumo das atuações do Ministério Público do Trabalho.

Cabe registrar, para além da importância da matéria para o país, a sua especificidade, ou seja, a existência de uma relação de trabalho peculiar no tocante a todas as demais existentes.

A presente obra foi desenvolvida e finalizada a partir da experiência de seus autores no cenário das relações de trabalho portuário no Brasil. O conteúdo desta obra é uma tentativa de transmitir, tanto aos atores do cenário das relações de trabalho portuário - trabalhadores, operadores, dirigentes sindicais, administradores, advogados, procuradores, juízes, auditores-fiscais e profissionais voltados às demais carreiras de feição pública - como à sociedade em geral uma reflexão acerca do processo de modificação nas relações de trabalho portuário ao longo da última década.

O livro se divide em três partes. A primeira delas, de cunho doutrinário, volta-se à história, desenvolvimento e configuração da ordem jurídica destinada á regulamentação do trabalho portuário. São enunciados os princípios gerais da legislação vigente, discutidas questões específicas e lançadas algumas propostas para o futuro. A seguir, são apresentados a motivação e os principais temas voltados à atuação do Ministério Público do Trabalho na problemática portuária e, a título de conclusão dessa primeira parte, propõe-se um relato pormenorizado, dividido por região, acerca das múltiplas atividades das Procuradorias Regionais do Trabalho no enfrentamento das questões que envolvem o trabalho portuário. A segunda parte da obra é dedicada à compilação dos principais textos legislativos (internacionais e domésticos) sobre o trabalho portuário. Já a terceira e última parte do presente estudo compreende uma reunião da jurisprudência existente em torno do tema do livro, com uma seleção das principais decisões proferidas por tribunais e juízes de várias localidades, sempre envolvendo a complexa problemática portuária.

Sobre os autores:

Cristiano Paixão é Procurador do Trabalho (PRT 10ª Região). Professor Adjunto da Faculdade de Direito da UnB. Doutor em Direito Constitucional (UFMG). Mestre em Teoria e Filosofia do Direito (UFSC). Membro da Coordenação do Observatório da Constituição e da Democracia (FD/UnB), Líder do Grupo de Pesquisa "Sociedade, Tempo e Direito" (Plataforma Lattes - CNPq).

Ronaldo Curado Fleury é Procurador Regional do Trabalho. Vice-coordenador da Coordenadoria Nacional de Trabalho Portuário e Aquaviário do Ministério Público do Trabalho. Membro Docente da Escola Superior do Ministério Público da União e Secretário do Concurso de Procurador do Trabalho.

______________

 Resultado :

  • Juliana Sobral, da CAF Transportes Internacionais em São Paulo/SP
  • Eduardo Paiva Faria, gerente jurídico  da BAOSTEEL CSV - Companhia Siderúrgica Vitória, em Vitória/ES

____________

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...