MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presidentes sul-americanos assinaram em Brasília o Tratado Constitutivo da União de Nações Sul-Americanas - Unasul

Presidentes sul-americanos assinaram em Brasília o Tratado Constitutivo da União de Nações Sul-Americanas - Unasul

Da Redação

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Atualizado às 09:41


Tratado

Criação do Conselho Sul-Americano será discutida nos próximos 90 dias

Presidentes sul-americanos reunidos nesta sexta-feira em Brasília assinaram o Tratado Constitutivo da União de Nações Sul-Americanas - Unasul. A maioria dos chefes de Estado também apoiou a criação do Conselho Sul-Americano de Defesa. Nos próximos 90 dias, a proposta de implantação do conselho será analisada e discutida mais amplamente pelos países integrantes da Unasul. A idéia é que, ao final desse prazo, o desenho de funcionamento do conselho esteja definido.

No discurso de abertura da reunião de cúpula da Unasul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que é chegada a hora de aprofundar a identidade sul-americana no campo de defesa e que por isso enviou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para conversar com os governos de países sul-americanos sobre a proposta de criação do conselho. Entre abril e maio, Jobim reuniu-se com presidentes e ministros de Defesa de 11 países da América do Sul - Venezuela, Guiana, Suriname, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Argentina, Chile, Uruguai e Bolívia.

"Nossas Forças Armadas estão comprometidas com a construção da paz. A presença de muitos de nossos países na Minustah, força da ONU que garante a segurança no Haiti, é exemplo dessa determinação. Devemos articular uma visão de defesa na região fundada em valores e princípios comuns, como o respeito à soberania e autodeterminação, a integridade territorial dos Estados e a não-intervenção em assuntos internos", reforçou o presidente em seu discurso.

Os presidentes dos 12 países presentes à reunião de cúpula da Unasul assinaram o Tratado Constitutivo do Tratado de Nações Sul-Americanas. De acordo com o documento, a Unasul tem como objetivo construir, de maneira participativa e consensuada, um espaço de integração e união no âmbito cultural, social, econômico e político entre seus povos. Outro objetivo é fortalecer a democracia e reduzir a assimetrias no marco do fortalecimento da soberania e independência dos Estados.

Durante a reunião, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, assumiu a presidência pro tempore da Unasul. Antes, a presidência pro tempore era exercida pelo presidente da Bolívia, Evo Morales. Para Bachelet, a criação do Conselho Sul-Americano de Defesa é proposta "importante e interessante". A experiência da missão de paz no Haiti, da qual o Chile faz parte, mostra que os países sul-americanos podem fazer "muitas coisas juntos", disse.

O ministro Nelson Jobim disse que a decisão política de criação do conselho foi tomada. Segundo Jobim, conforme proposta do presidente Lula, um grupo de trabalho será formado e dentro de 90 dias deverá apresentar sugestões para o funcionamento do Conselho Sul-Americano. O ministro da Defesa informou também que o presidente Álvaro Uribe, da Colômbia, manifestou que o país não terá condições de participar do conselho nesse momento.

"O conselho foi criado para quem quiser entrar. Todos entraram, exceto a Colômbia. A Colômbia depois vai examinar, em momento oportuno, se deseja entrar e estamos abertos a recebê-los", afirmou Jobim.

Em entrevista à imprensa, após a reunião da Unasul, o presidente Lula ressaltou que sempre que há discussão de uma proposta envolvendo um ou mais países a decisão pode ser um pouco demorada, mas destacou que o mais importante foi aprovado nesta sexta-feira: ao final de 90 dias será apresentada a proposta final do Conselho Sul-Americano.

"Quando eu pedi ao ministro Nelson Jobim que viajasse à América do Sul abrindo a primeira discussão com os presidentes e com os ministros de Defesa dos países era porque nós temos algumas coisas que levar em consideração (...) precisamos ter o nosso setor de defesa pensando conjuntamente sobre vários assuntos e isso só será possível se criarmos um instrumento. O instrumento é o conselho", afirmou o presidente.

_________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS