MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Anvisa - Embalagens de cigarro terão novas imagens de advertência

Anvisa - Embalagens de cigarro terão novas imagens de advertência

Da Redação

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Atualizado às 09:20


Dia Mundial sem Tabaco

Embalagens terão novas imagens de advertência

Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, o MS e o Inca lançaram, ontem, as novas imagens de advertência sanitária das embalagens dos produtos de tabaco. As fotos e as mensagens foram selecionadas com base em estudo sobre o grau de aversão que as ilustrações causam. As novas regras para as imagens serão publicadas pela Anvisa, que dará um prazo de 9 meses para que as indústrias façam as adequações.

Dados do MS demonstram que, no Brasil, há um contingente de 23 milhões de fumantes. A maioria destes torna-se dependente antes dos 18 anos de idade. "Os avanços do país no sentido de inibir o consumo do cigarro são inegáveis, mas ainda há muitos desafios a serem enfrentados. Precisamos fazer muito mais e melhor", disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Entre as dificuldades apontadas pelo ministro, destaca-se a necessidade de revisão do preço dos cigarros, que atualmente é um dos mais baixos do mundo. "O preço baixo dos maços facilita o acesso de crianças e adolescentes aos produtos. Essa questão precisa ser solucionada", afirma.

O Brasil foi o segundo país a adotar imagens de advertência. Desde 2001, os fabricantes de produtos de tabaco são obrigados, por lei, a inserirem as advertências ilustradas com fotos. "O processo de regulação envolve muitos interesses, por vezes conflitantes. No que se refere ao tabaco, que é um produto altamente nocivo, deve prevalecer o interesse do cidadão", ressaltou o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello.

Estratégia

"Juventude Livre do Tabaco". Esse é o tema que a OMS escolheu para comemorar o Dia Mundial sem Tabaco de 2008, no dia 31/5. O esforço de comunicação será realizado em cerca de 200 países por meio da veiculação de uma campanha publicitária para alertar os jovens das estratégias que a indústria do cigarro utiliza para atrair novos consumidores.


Mensagem: O uso deste produto causa morte por doenças do coração

"O cigarro é o único produto que, se você seguir as recomendações do fabricante, você morre", disse o representante da Organização Pan-Americana de Saúde, Diego Victoria.

A cada ano o cigarro mata quase 5 milhões de pessoas em todo o mundo; 200 mil somente no Brasil. A dependência está associada a 90% dos casos de câncer de pulmão, 85% dos óbitos por enfisema pulmonar, 40% dos derrames cerebrais e 25% dos infartos fatais.

_____________________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS