MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Tarifas de vôos entre Brasil e países da América do Sul podem ter desconto de até 80% a partir deste domingo

Tarifas de vôos entre Brasil e países da América do Sul podem ter desconto de até 80% a partir deste domingo

x

Da Redação

sábado, 31 de maio de 2008

Atualizado às 12:23


Liberação gradual

Tarifas de vôos entre Brasil e países da América do Sul podem ter desconto de até 80% a partir deste domingo

Entra em vigor amanhã, dia 1º de junho, a segunda etapa da liberação gradual das tarifas aéreas para vôos entre Brasil e outros países da América do Sul. A medida da ANAC autoriza o desconto de até 80% nos preços das passagens aéreas de vôos que saem do Brasil com destino aos 12 países da América do Sul : Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

O desconto de até 80% pode ser aplicado sobre o valor de referência da Associação Internacional de Transporte Aéreo, a Iata (International Air Transport Association). É válido para todos os vôos que partem do Brasil, tanto de companhias nacionais quanto internacionais, entre elas TAM, Gol, Varig, Aerolineas Argentinas, Lan, Pluna, American Airlines, British Airways, Lufthansa, Taca-Peru, Avianca e Lloyd Aéreo Boliviano.

Antes dessa medida da ANAC, os vôos internacionais para a região estavam limitados a um desconto de 30%. Desde 1º de março, passou a vigorar o desconto máximo de 50%. Em 1º de setembro, valerá o regime de liberdade tarifária total.

"A decisão da ANAC, como órgão regulador, visa estimular o aumento da concorrência e a redução do preço das passagens para o consumidor final, mas a opção de aplicar ou não o desconto é das companhias aéreas, de acordo com seu planejamento e estrutura de custos", explica Marcelo Guaranys, diretor da ANAC.

A desregulamentação gradual das tarifas para a América do Sul é o primeiro passo para a flexibilização tarifária de todos os vôos internacionais que saem do Brasil. Para estimular a competição, incentivar a maior eficiência das empresas e promover o desenvolvimento do setor de aviação civil, beneficiando os passageiros, a agência também pretende flexibilizar as tarifas nos vôos entre países da América do Norte, Europa, Ásia, África e Oceania.

A agência vai abrir uma consulta pública para receber contribuições do setor e até o fim deste ano editará uma norma sobre o assunto. Com isso, a Agência pretende corrigir uma distorção entre os valores das passagens cobradas no Brasil e nos demais países, onde os preços praticados já são livres.

____________________

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA