MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado de Sorteio de obra "Curso de Direito Administrativo"

Resultado de Sorteio de obra "Curso de Direito Administrativo"

Da Redação

terça-feira, 17 de junho de 2008

Atualizado em 12 de junho de 2008 09:16


Sorteio da obra

Migalhas tem a honra de sortear 3 exemplares da obra "Curso de Direito Administrativo - 3ª edição" (Editora Saraiva - 863 p.), escrita e gentilmente oferecida pelo autor Marçal Justen Filho, advogado - sócio do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados.

Sobre a obra:

O direito administrativo é o conjunto das normas jurídicas de direito público que disciplinam as atividades administrativas necessárias à realização dos direitos fundamentais e a organização e o funcionamento das estruturas estatais e não estatais encarregadas de seu desempenho.

Este curso contém uma exposição direta e clara dos princípios e regras gerais do Direito Administrativo e se orienta pela supremacia dos direitos fundamentais. Há uma permanente preocupação em reconhecer que o direito administrativo é um instrumento de realização dos princípios constitucionais fundamentais.

A inovação mais marcante da obra é a preocupação em evitar que a aplicação do princípio da supremacia do interesse público acarrete a eliminação dos limites à atividade estatal e ignore os direitos e garantias individuais, sociais, coletivos e difusos. Isso significa que o Direito Administrativo não consiste apenas num conjunto de restrições a "poderes estatais".

Mais do que isso, funda-se no pressuposto de que cada poder administrativo atribuído ao Estado visa a promover a satisfação de certas necessidades coletivas. Por isso, é necessário estudar o Direito Administrativo não apenas como um instrumento de proibição de excesso, mas também como um meio de proibir a omissão estatal.

A obra também se preocupa em examinar a relação entre o Estado Democrático de Direito e a atividade administrativa. Afirma-se que o Estado é incapaz, por si só, de promover a realização de todos os valores consagrados constitucionalmente. É indispensável a participação dos cidadãos não somente para produzir a legitimidade do poder estatal, mas também como forma prática de promover a satisfação das necessidades coletivas.

Os institutos clássicos do Direito Administrativo são examinados segundo a perspectiva da evolução constitucional e da renovação que ocorre no Brasil.

A terceira edição incorpora as alterações recentes ocorridas e as orientações da jurisprudência do STF.

Sobre o autor:

Marçal Justen Filho foi professor titular da faculdade de Direito da UFPR entre 1986 e 2006. É mestre e doutor em Direito pela PUCSP e tem diversos livros e dezenas de artigos publicados em periódicos. Entre os seus livros mais conhecidos estão Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos (12. Ed., Dialética, 2007), Pregão (4. Ed., Dialética, 2005) e Teoria Geral das Concessões de Serviço Público (Dialética, 2003). É um dos diretores da Revista de Direito Público da Economia - RPDE. É advogado - sócio do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados.

__________

 Resultado :

  • Quelita Isaias de Oliveira, advogada do Banco Nossa Caixa S/A, em São Paulo/SP
  • Marcos Aurélio Larson, analista jurídico da Cooperativa Agrária Mista Entre Rios Ltda, em Guarapuava/PR
  • Fernando Faria, advogado do Grupo Brennand Energia, em Recife/PE

____________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA