MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Órgão Especial do TJ/RS homenageia Maria Berenice Dias

Órgão Especial do TJ/RS homenageia Maria Berenice Dias

Primeira mulher a se tornar juíza de Direito e desembargadora no RS, Maria Berenice Dias participou de sua última sessão no Órgão Especial do TJ/RS. A magistrada, que se aposenta na próxima semana, recebeu homenagem dos demais 24 magistrados que integram o Colegiado - e do qual, até recentemente, foi a única mulher integrante.

Da Redação

terça-feira, 17 de junho de 2008

Atualizado às 09:08


Homenagem

Órgão Especial do TJ/RS homenageia Maria Berenice Dias, primeira magistrada do RS

Primeira mulher a se tornar juíza de Direito e desembargadora no RS, Maria Berenice Dias participou na tarde de ontem, 16/6, de sua última sessão no Órgão Especial do TJ/RS. A magistrada, que se aposenta na próxima semana, recebeu homenagem dos demais 24 magistrados que integram o Colegiado - e do qual, até recentemente, foi a única mulher integrante.

O Presidente do TJ, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, afirmou que a desembargadora é merecedora de todos os registros, por ter sido a primeira magistrada e desembargadora do Estado. Em seguida, passou a palavra ao desembargador Felipe Brasil Santos, Corregedor-Geral da Justiça, que atuou por oito anos na 7ª Câmara Cível do TJ, presidida por Maria Berenice Dias.

"Anita Garibaldi do Direito de Família"

O desembargador Brasil Santos destacou que o pioneirismo de sua colega enfrentou toda espécie de preconceitos e que sua personalidade marcante a tornou seguramente uma figura forte e polêmica. "Mas certamente é o que a diferencia", disse, definindo-a como uma "Anita Garibaldi do Direito de Família", pela coragem com que sempre exerceu a magistratura.

Como lembrança e reconhecimento do TJ/RS, recebeu das mãos da desembargadora Ana Maria Scalzilli estatueta do artista Guma, intitulada "Laurentino". A pProcuradora de Justiça Isabel Dias Almeida manifestou palavras elogiosas à Desembargadora.

"Guerra"

Condizente com sua postura sempre altiva, a desembargadora Maria Berenice fez questão de dirigir-se a seus pares de pé. Mencionou que seu sonho de ser magistrada foi embalado pelo amor de seus avô e pai, que também chegaram ao cargo de desembargador. "Acabei desenfreando uma guerra para que as mulheres do Rio Grande do Sul pudessem ao menos se inscrever no concurso para a magistratura, porque nem isso era possível", relembrou.

Confessou que ser alguém que abre caminhos não é fácil, e citou como um de seus maiores revezes os votos contrários que recebeu quando de sua promoção por antigüidade, mesmo sem qualquer mácula em sua ficha funcional.

Mas hoje, registrou, a mulheres na Justiça gaúcha já são maioria no 1º grau, e aconselhou as magistradas a não perderem o viés feminino e suas características, sua sensibilidade, ao julgar.

Sobre os preconceitos que sofreu ao longo da carreira, diz que lhe serviram para compreender e defender as minorias. "Ser a voz e vez de quem a sociedade rejeita, tornando-me conhecida como ‘a Juíza dos Afetos’, tem um enorme significado. Foi isto que sempre procurei fazer na magistratura".

Por fim, declarou seu orgulho em pertencer à magistratura do RS e relatou que, em suas viagens pelo país, o conceito é de pioneirismo, coragem, seriedade e ética.

Trajetória

Naturalidade : Santiago, RS. Bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da UFRGS, em 1971.

Nomeada juíza de Direito em novembro de 1973. Atuou nas comarcas de Ibirubá, Palmeira das Missões, Sarandi, São Borja, Carazinho e Porto Alegre. Promovida a Juíza do Tribunal de Alçada em maio de 1991. Tornou-se a primeira mulher a integrar o Tribunal de Justiça do Estado ao ser promovida a desembargadora, em outubro de 1996.

____________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...