MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TSE responde consulta da CCJ sobre registro de candidatura

TSE responde consulta da CCJ sobre registro de candidatura

x

Da Redação

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Atualizado às 10:11


Eleições

TSE responde consulta da CCJ sobre registro de candidatura

O TSE respondeu afirmativamente questionamento feito pelos parlamentares da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados sobre a possibilidade de registro de candidato que responde a processo, mas não foi condenado definitivamente.

Em decisão unânime, na sessão administrativa do dia 17/6, os ministros que compõem o TSE aprovaram o voto do relator da matéria, ministro Caputo Bastos. Ele lembrou que o tema foi apreciado pela Corte no julgamento de processo administrativo (PA 19.919) e que o Tribunal decidiu que nenhum pré-candidato pode ter seu registro de candidatura recusado pela Justiça Eleitoral antes da condenação transitar em julgado. O entendimento foi aprovado por maioria, na sessão do último dia 10.

O relator não conheceu as outras duas indagações apresentadas pela comissão, sobre a criação de critérios mais rígidos de registro de candidatura e normatização do assunto, porque não se referem a matéria eleitoral.

Na consulta (Cta 1607) ao TSE, parlamentares da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara pediram os seguintes esclarecimentos :

"(a) É possível o registro de candidato que responda a processo criminal, ação de improbidade administrativa ou ação civil pública, ainda que sem decisão condenatória definitiva e mesmo não havendo disciplina normativa a respeito na Lei complementar n. 64/90 ?"

"(b) Somente a Lei Complementar pode disciplinar a questão ou este TSE, por meio de Resolução, pode estabelecer critérios mais rígidos de registro de candidatura, aí incluído a negativa de registro para candidato que responda a processo criminal, ação de improbidade administrativa ou ação civil pública, sem decisão definitiva ?"

"(c) A normatização a respeito do assunto, ainda que por Lei Complementar, colide com o princípio da presunção de inocência ?"

_________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.