MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. AGU apresenta ao STF informações presidenciais sobre a Lei de Imprensa

AGU apresenta ao STF informações presidenciais sobre a Lei de Imprensa

x

Da Redação

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Atualizado às 09:12


ADPF

AGU apresenta ao STF informações presidenciais sobre a Lei de Imprensa

A CGU encaminhou ao STF informações presidenciais sobre a ADPF 130 (clique aqui), proposta pelo PDT, que pretende revogar toda a Lei de Imprensa 5.250/67 (clique aqui) por considerá-la inconstitucional .

O consultor da União Sérgio Tapety, que elaborou as informações, informou que ao analisar a lei constatou que diversos dispositivos são inconstitucionais, como por exemplo os artigos 51 e 52, que estabelecem limites para a indenização por danos morais.

A jurisprudência do STF já fixou entendimento de que "toda limitação, prévia e abstrata, ao valor da indenização por dano moral, objeto de juízo de equidade, é incompatível com o alcance da indenizabilidade irrestrita assegurada pela Constituição Federal", explicou.

Por outro lado, disse Sergio Tapety, nem todos os artigos são inconstitucionais como alega o partido. "A Lei de Imprensa contém várias regras que foram recepcionadas pela Carta Magna, não caracterizando qualquer violação à liberdade de manifestação do pensamento e de informação".

Como exemplo, ele citou o artigo 61, inciso I, que estabelece como sujeitos a apreensão os impressos que contiverem propaganda de guerra ou de preconceitos de raça ou de classe, bem como os que promovem incitamento à subversão da ordem política e social.

Na peça, a CGU observa que aquele dispositivo da Lei de Imprensa está em "plena consonância com o princípio fundamental da dignidade da pessoa humana, com o objetivo fundamental da República Federativa do Brasil em promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, bem como com os princípios que regem as relações internacionais da República Federativa do Brasil, em especial: independência nacional, defesa da paz e solução pacífica dos conflitos".

As informações ressaltam ainda que "não se pode negar a importância da imprensa num País Democrático como o Brasil, que tem se empenhado ao longo de sua história na defesa dos interesses nacionais e das liberdades públicas, servindo de instrumento para orientar e formar a opinião pública".

  • Leia na íntegra as informações enviadas - clique aqui.

_______________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.