MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Advogados já podem devolver processos no STJ sem sair do carro

Advogados já podem devolver processos no STJ sem sair do carro

Instalado no estacionamento externo em frente ao prédio da Administração, o Protocolo Judicial Avançado do STJ já está funcionando para a devolução de processos. A partir de agora, o advogado não precisa mais procurar vaga, estacionar e se deslocar às coordenadorias das Turmas, Seções e Corte Especial. Com o novo serviço, a devolução será feita em guichê específico, das 8h às 18h, sem a necessidade de sair do veículo

Da Redação

terça-feira, 24 de junho de 2008

Atualizado às 14:20


Protocolo Judicial

Advogados já podem devolver processos no STJ sem sair do carro

Instalado no estacionamento externo em frente ao prédio da Administração, o Protocolo Judicial Avançado do STJ já está funcionando para a devolução de processos. A partir de agora, o advogado não precisa mais procurar vaga, estacionar e se deslocar às coordenadorias das Turmas, Seções e Corte Especial. Com o novo serviço, a devolução será feita em guichê específico, das 8h às 18h, sem a necessidade de sair do veículo.

A cerimônia de inauguração, realizada hoje, 24/6, foi conduzida pelo presidente do STJ, ministro Humberto Gomes de Barros, e contou com as presenças do desembargador convocado do STJ, Carlos Mathias; do ministro aposentado José Cândido; da presidente da OAB do Distrito Federal, Estefânia Viveiros; e do conselheiro Ibaneis Rocha Barros, representando o Conselho Federal da OAB.

Segundo Gomes de Barros, o novo serviço é uma homenagem do STJ aos advogados, classe que justifica a existência do Poder Judiciário e o faz trabalhar, bem como possui um aspecto positivo, um negativo e um culpado. O positivo é que o advogado não precisará mais de longas caminhadas e da estressante procura por vaga no estacionamento; o negativo é que o serviço vai afastar ministros e servidores do convívio com os advogados; e o culpado é o automóvel, "essa doce praga da sociedade moderna".

Falando em nome dos advogados, Estefânia Viveiros ressaltou que o novo serviço vai facilitar e agilizar o trabalho e beneficiar todos os advogados que militam no STJ; ela agradeceu a iniciativa do ministro Gomes de Barros em melhorar o dia-a-dia da atividade forense.

A devolução só vale para os advogados particulares e não abrange os processos criminais e os que correm em segredo de justiça, que continuarão sendo devolvidos nos protocolos das coordenadorias. No mesmo local, o STJ já conta com um protocolo externo para o recebimento de petições referentes a processos em andamento no Tribunal.

___________________