MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Presidente da OAB/SP lamenta morte de Ruth Cardoso

Presidente da OAB/SP lamenta morte de Ruth Cardoso

x

Da Redação

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Atualizado às 16:27


Nota

Presidente da OAB/SP lamenta morte de Ruth Cardoso

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, divulgou hoje, 25/6, Nota Pública lamentando a morte da antropóloga e ex-primeira-dama do país, Ruth Cardoso, aos 77 anos, em São Paulo, vítima de arritmia cardíaca. "Pela sua postura de intelectual pioneira, dotada de espírito independente, preocupada com as questões sociais e de defensora da ética da solidariedade, a perda de Ruth Cardoso deixa uma vazio intelectual e social no Brasil", afirmou D'Urso.

_____________________
______________

NOTA PÚBLICA

A OAB/SP lamenta a morte da antropóloga e ex-primeira-dama, Ruth Cardoso, que deixa um legado para a povo brasileiro, tanto intelectual, quanto de cunho social. Ruth construiu uma consistente carreira universitária e ajudou a criar uma das entidades mais expressivas da intelectualidade brasileira - o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), considerado um verdadeiro divisor de águas na pesquisa social do país.

Ruth Cardoso teve a perspicácia de reconhecer, de forma pioneira, dentro do âmbito acadêmico, a importância dos movimentos sociais no Brasil em toda a sua diversidade, de gênero, etnia e orientação sexual, empenhando-se na luta das mulheres por mais direitos. Um exemplo da intelectual que teve a sensibilidade aguçada e os olhos abertos para os problemas que envolvem a cidadania.

A ex-primeira-dama também trabalhou por mudanças sociais, estando à frente do Programa Comunidade Solidária, que viabilizou ações concretas para combater as desigualdades e a exclusão social. De forma pioneira, ajudou a consolidar o voluntariado no Brasil, ao estruturar uma rede de parceiros, públicos e privados, dando sustentabilidade ao projeto, que alcançou grandes resultados na alfabetização de jovens carentes e na capacitação de professores e alunos.

Pela sua postura de intelectual pioneira, dotada de espírito independente, preocupada com as questões sociais e de defensora da ética da solidariedade, a perda de Ruth Cardoso deixa uma vazio intelectual e social no Brasil.

São Paulo, 25 de junho de 2008

Luiz Flávio Borges D'Urso
Presidente da OAB/SP

____________________

____________________