MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Audiência pública no STF sobre importação de pneus usados contará com 4 depoimentos a favor e 4 contra

Audiência pública no STF sobre importação de pneus usados contará com 4 depoimentos a favor e 4 contra

x

Da Redação

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Atualizado às 14:21


Amanhã

Audiência pública no STF sobre importação de pneus usados contará com 4 depoimentos a favor e 4 contra

Oito oradores - quatro pela manhã e quatro à tarde - se revezarão, na audiência pública sobre a conveniência ou não da importação de pneus usados pelo país, marcada para esta sexta-feira, 27/6, no STF. Quatro defenderão posição a favor da tese e outros quatro, posição contrária. Cada especialista terá 20 minutos para apresentar seus argumentos.

A audiência foi convocada pela ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, relatora da ADPF 101 (clique aqui). Tendo em vista que se trata de questão técnica, a ministra decidiu abrir espaço para que o assunto seja discutido por especialistas. As exposições acontecem entre 10h e 12h, e das 14h às 16h, na Sala de Sessões da 1ª Turma do STF, com transmissão, ao vivo, pela TV Justiça e pela Rádio Justiça.

Contra

Já são conhecidos dois dos quatro oradores que se pronunciarão contra a importação de pneus usados. São eles Zilda Maria Faria Veloso, coordenadora geral de Gestão da Qualidade Ambiental, da Diretoria de Qualidade Ambiental do Ibama, e a ambientalista Zuleica Nycs, membro do Conama, indicada como representante da Conectas Direitos Humanos, Justiça Global e Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte - APROMAC no evento.

A presidência da República e a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos - ANIP ainda não definiram seus representantes que participarão do sorteio para defender a mesma tese.

A favor

Por seu turno, os quatro oradores para defender posição favorável à importação de pneus serão escolhidos entre cinco especialistas já inscritos para a audiência por seis entidades. São estes os inscritos: o engenheiro Vitor Hugo Burko, presidente do Instituto Ambiental do Paraná - IAP, indicado pela Associação Brasileira da Indústria de Pneus Remoldados - ABIP, e o mestre em gestão de resíduos Ricardo Alípio da Costa e especialista em Direito e Negócios Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina, indicado pela Associação Brasileira do Seguimento de Reforma de Pneus - ABR.

Também para defender a importação de pneus, a BS Colway Pneus Ltda. e a Pneus Hauer Brasil Ltda. indicaram Francisco Simeão Rodrigues Neto, ex-secretário da Indústria e Comércio do Paraná, ex-vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Fiep e atual presidente da Associação Brasileira da Indústria de Pneus Remoldados - ABIP.

Ainda entre os representantes do grupo favorável à importação, a Pneuback indicou o advogado especialista na área ambiental Emanuel Roberto de Nora Serra. Por fim, figura na lista dos defensores da importação de pneus usados o doutor em gestão de resíduos e professor do Centro Universitário Positivo (Unicenp) e especialista em destinação de bens inservíveis Paulo Janissek, indicado pela Tal Remoldagem de Pneus Ltda.

Imprensa

Jornalistas designados para a cobertura da audiência poderão dispor de quatro computadores instalados no hall de entrada da Sala de Sessões. Já para ter acesso a internet sem fio (Wi-fi), é necessário credenciamento prévio na Coordenadoria de Imprensa do Tribunal até às 17h de hoje, 26/6, pelo telefone (61) 3217-3824.

____________________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.