MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado de Sorteio de obra "Curso de Direito Constitucional"

Resultado de Sorteio de obra "Curso de Direito Constitucional"

Da Redação

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Atualizado em 30 de junho de 2008 09:34


Sorteio da obra

Migalhas tem a honra de sortear a obra "Curso de Direito Constitucional" (Editora Método - 608 p.), escrita e gentilmente oferecida pelo autor, Zulmar Fachin.

Sobre a obra:

O texto é um chamamento para tantos quantos desejarem iniciar-se na caminhada que possa levar à compreensão do Direito Constitucional e da Constituição. Pretende, também, ser um desafio capaz de gerar e cultivar em cada pessoa um sentimento constitucional (Pablo Verdú) e, movido por este, lutar pela concretização dos valores inseridos na Magna Carta. Assim como no século XIX Ilhering falou na luta pelo Direito, no alvorecer do século XXI é necessário haver em todos, e em cada um, individualmente, um espírito de luta pela Constituição. E um dos pressupostos de tal luta, por certo, precisa ser a compreensão do Direito Constitucional e da Constituição.

O Curso de Direito Constitucional do professor Zulmar Fachin, escrito num estilo claro, enxuto, expõe as grandes doutrinas com concisão, de que somente os verdadeiros mestres são capazes. E cada capítulo do livro contém provocação doutrinária aos constitucionalistas.

O discurso teórico do professor Zulmar Fachin compreende textos escritos e encadeados com rigor científico. Difícil será dizer qual deles mais se distingue. A leitura de todos eles proporciona-nos real proveito e notável prazer intelectual. A vocação democrática do autor e o sentimento constitucional que são marcas de seu magistério e que ele veicula com idealismo científico, dão grandeza aos temas mencionados.

Este Curso de Direito Constitucional, que Zulmar Fachin escreveu com engenho, arte e alma, veio para ficar. Será ele guia e roteiro seguros para os estudiosos do Direito Constitucional. Não será mais um livro de Direito Constitucional. Será o livro de Direito Constitucional que todos os que lidam com o Direito Público devem ter em suas bibliotecas e, sobretudo, ler, anotar e ter ao alcance da mão.

Sobre o autor:

Zulmar Fachin é doutor em Direito do Estado (UFPR). Mestre em Direito (UEL) e Mestre em Ciências Sociais (UEL). Pós-doutorando em Direito Constitucional - Universidade de Coimbra. Estudou Direitos Humanos na Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de São Paulo. Professor de Direito Constitucional na Universidade Estadual de Londrina e na PUC/PR, Campus Londrina. Professor permanente no Mestrado em Ciências Jurídicas do Cesumar (Maringá) e professor convidado no mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina e no mestrado em Ciências Jurídicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Jacarezinho). Professor na Escola da Magistratura do Paraná (Londrina, Maringá e Curitiba) e na Escola do Ministério Público do Paraná (Londrina e Maringá). Vice-presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná. Coordenador da Escola Superior de Advocacia - Regional Londrina. Presidente executivo do Instituto de Direito Constitucional e Cidadania - IDCC.

___________

 Resultado :

  • Fabio Carvalho Leite, professor da PUC Rio, no Rio de Janeiro/RJ

____________