MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Correspondente premiado

Correspondente premiado

Da Redação

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Atualizado em 3 de julho de 2008 09:26


Correspondente premiado

Seção "Correspondentes"

Nesta seção os causídicos autônomos e escritórios de advocacia poderão buscar nomes para auxiliá-los, como "Correspondente", em outras comarcas, bem como aqueles que quiserem se oferecer para prestar serviço desta natureza a estes profissionais e a estas respeitadas bancas poderão se cadastrar como "Correspondentes".

Além de prestar serviços a escritórios e advogados autônomos, o migalheiro "Correspondente" ainda conta com o benefício de semanalmente ser premiado com uma grande obra jurídica para engrandecer sua biblioteca.

Confira logo abaixo o nome do Correspondente premiado desta sexta-feira.

_________

"Redução da Inadimplência no Setor da Educação" (SRS Editora - 101 p.), de Dorival dos Santos Machado

"Depois de mais uma década prestando serviços às instituições particulares de ensino pelo Brasil, notadamente no que se refere inadimplência, optei por oferecer um pouco da minha visão prática do assunto objetivando contribuir.

Foram mais de 300 trabalhos, muita assessoria e consultoria para instituições de diversos portes e níveis. Só em 2005 mais de 100 trabalhos pelo Brasil afora, desde Porto Alegre até Manaus.

Algumas coisas me intrigavam e me deram fôlego para entrar "de cabeça" neste projeto:

"Como determinadas instituições conseguem administrar níveis suportáveis de inadimplência enquanto outras sofrem ano após ano?"

O cenário não é o mesmo para todas?

O que uma faz que outra deixa de fazer e não consegue obter os mesmos resultados?

Este livro sugere medidas, atitudes, estratégias e posturas. Evidentemente que nem tudo o que será apresentado, serve de receita para toda e qualquer instituição. Outros fatores definem o que vale e o que não das nossas sugestões, por exemplo: momento, filosofia da instituição, localidade, concorrência, relacionamento com comunidade, imagem que ela quer mostrar e outros. Portanto, sugiro que as orientações, comentários e experiências aqui oferecidas sejam objeto de uma criteriosa análise, considerando as especificidades da instituição, incluindo aí legislação.

Vale lembrar que a maior parte das pessoas honra seus compromissos. Estaremos aqui falando de um esforço grande para tratar uma minoria. Parece um paradoxo, e é.

Encerro aqui esta introdução com uma frase lida num livro do Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina, que julguei oportuna para o tema, e que define a abordagem que queremos para o assunto cobrança de parcelas:

"Trate desigualmente os desiguais".

A decisão é sua."

Da Introdução, do autor.

________

Ganhadores:

  • Mauro José Ribas, de Miracema do Tocantins/TO
  • Jurema Cintra Barreto, de Itajuipe/BA

________

O que é "Correspondente" Migalhas?

O trabalho diário da advocacia exige, não raro, a colaboração de colegas em outras comarcas. É o que a práxis denomina de "Correspondente". O "Correspondente" de um advogado é um colaborador tentacular do profissional da advocacia, que muitas vezes distribui, acompanha, relata, extrai cópias, e às vezes até participa de feitos, judiciais e extrajudiciais - assistindo a audiências.

Busque um "Correspondente" em qualquer cidade do Brasil ou se cadastre como um "Correspondente", clique aqui

_________