MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. População de Volta Redonda/RJ ganha novo Fórum no próximo dia 17/7

População de Volta Redonda/RJ ganha novo Fórum no próximo dia 17/7

x

Da Redação

sábado, 12 de julho de 2008

Atualizado às 13:18


Novo Fórum

População de Volta Redonda/RJ ganha novo Fórum no próximo dia 17/7

O presidente do TJ/RJ, desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Zveiter, irão inaugurar, no próximo dia 17/7, às 11h, o novo Fórum da Comarca de Volta Redonda.

As obras tiveram início em outubro de 2006 e foram orçadas em R$ 17.577.727,08 para uma área total construída de 10.383,36 metros quadrados. O endereço é Avenida Nestor Perlingeiro s/nº - Bairro Aterrado. Estarão também presentes à inauguração autoridades do Poder Judiciário local e o prefeito de Volta Redonda, Gothardo Neto.

Segundo Murta Ribeiro, o prédio receberá o nome de um magistrado que atuou na região com muita dedicação, o desembargador Abeylard Pereira Gomes. "O novo Fórum irá beneficiar a população da cidade e será um dos maiores da região, com mais conforto para os magistrados, servidores e cidadãos. E tudo isso dará mais qualidade aos trabalhos da Justiça e agilizará a prestação jurisdicional", afirmou.

As serventias estão distribuídas em quatro pavimentos, com cantina, guarita, sanitários públicos, sala de Lógica etc. No primeiro andar, estarão funcionando a Defensoria Pública, a Conciliação Criminal e Cível, os Juizados Especiais Criminal e Cível, o Proger, a Distribuição e outros. No segundo andar, estão instaladas as 1ª, 2ª e 3ª Varas de Família, a Dívida Ativa, o Juizado da Infância e da Juventude, espaços para expansões das Varas de Família e Criminal, o Comissariado de Menores; Salas do Partidor/Contador; e das Psicólogas e Assistentes Sociais.

Já no 3º pavimento estão localizadas as 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Varas Cíveis, as 2ª e 3ª Varas Criminais, o Liquidante Judicial, o Núcleo dos Oficiais de Justiça (Naroja); e o 5º NUR (Núcleo Regional). E no 4º andar, as 5ª e 6ª Varas Cíveis, a 1ª Vara Criminal, a OAB, a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), o Tribunal do Júri, a Central de Penas Alternativas e uma expansão.

O acervo atual da Comarca de Volta Redonda, até junho deste ano, é de 110.847 processos, sendo que 59.987 são do Cartório da Dívida Ativa. E, de janeiro até o mesmo período, deram entrada na comarca 12.046 ações, e foram proferidas 10.996 sentenças.

Volta Redonda está situada no Sul do Estado do Rio de Janeiro, entre as Serras do Mar e da Mantiqueira, dentro de uma área de 182,8Km2. O último censo registrou uma população em torno de 243 mil habitantes. Segundo pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF), a cidade tem o melhor índice de qualidade de vida do interior do Estado.

Homenagem

O nome ao novo prédio é uma homenagem ao desembargador já falecido Abeylard Pereira Gomes, nascido em 1º de julho de 1915, que atuou em diversas comarcas fluminenses, entre elas, a de Volta Redonda, de Duque de Caxias e de Nova Iguaçu. Natural do Paraná, tomou posse na magistratura em 15 de julho de 1952, iniciando a sua carreira em Natividade.

No ano seguinte, foi removido para a Comarca de Itaperuna, na qual ficou até ser transferido para a de Piraí, em 1955. Em 16 de julho de 1956, alcançou a titularidade da Comarca de Volta Redonda, permanecendo na região, por quatro anos, até ser promovido, em 30 de agosto de 1960, para a Vara Criminal de Campos dos Goytacazes, na qual ficou por pouco tempo, removendo-se, em 29 de agosto de 1961, para Nova Iguaçu.

Em 1962, foi para a 2ª Vara Criminal da Comarca de Duque de Caxias. Em 12 de agosto de 1968, foi promovido ao cargo de substituto de desembargador, e em 1977, alcançou o ápice da carreira. Em 02 de maio de 1984 foi eleito 3º vice-presidente do TJ do Rio, vindo a se aposentar em 27 de junho de 1985, após atuar durante 33 anos no Judiciário Fluminense. Faleceu em 22 de junho de 1999, na cidade de Niterói. Foi autor de várias obras literárias, entre elas, a "Toga e a Lira" e "Reminiscência de um Juiz de Casamento".

____________________