MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado de Sorteio de obra "Reforma do Judiciário Comentada"

Resultado de Sorteio de obra "Reforma do Judiciário Comentada"

Da Redação

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Atualizado em 22 de julho de 2008 11:10


Sorteio da obra

Migalhas tem a honra de sortear a obra "Reforma do Judiciário Comentada" (384 p.), coordenada por Zeno Veloso e Gustavo Vaz Salgado, gentilmente oferecida pela Editora Saraiva.

Sobre a obra:

Um seleto grupo de procuradores do Estado do Pará reuniu seus estudos sobre a Emenda Constitucional n. 45/2004 (clique aqui), que trouxe mudanças significativas não só para o Poder Judiciário, mas para o todo o Estado brasileiro, na medida em que abordou assuntos como a hierarquia dos tratados internacionais no ordenamento jurídico, a admissão da competência do Tribunal Penal Internacional, a autonomia das Defensorias Públicas estaduais, entre outros.

A obra analisa também a PEC paralela do Judiciário, ainda em tramitação no Congresso. No início de cada capítulo há um quadro comparando o texto original do dispositivo em comento com a redação dada pela EC n. 45/2004, o que facilita a compreensão e a absorção do aprendizado.

“Vivemos um tempo de transformações profundas e rápidas. O desenvolvimento das sociedades e a velocidade das informações crescem na mesma proporção em que crescem as necessidades e anseios da Humanidade. O mundo inteiro se vê atingido pelo fenômeno da nova era: a globalização. Com ela e por meio dela, as tribos deixam o isolamento que caracterizou a nossa história até o século XX e travam batalhas tecnológicas, econômicas e comerciais.

Nesse contexto histórico, o Brasil busca operar a sua própria transformação, diante de um cenário marcado também pela extrema desigualdade, pobreza e exclusão social. É fundamental reafirmar os valores democráticos e promover a construção de uma sociedade mais justa e solidária, como quer a Constituição.

Para tornar efetivos os princípios e fundamentos do Estado Democrático Social, ícones imodificáveis dessa construção, o Direito, como é da sua essência, busca, na evolução, acompanhar as modificações dessa sociedade em transformação.

A Constituição, como instrumento político-jurídico-institucional dessa declaração de fundamentos também almeja essa evolução, agregando ao seu texto e ao seu espírito as modificações impostas pelos anseios sociais, o que, de modo algum, retira a procedência das críticas endereçadas ao excesso de alterações que vem sofrendo, muitas delas sem essa finalidade e sem muito apuro técnico.

Entre as alterações exigidas, de muito estava a reforma do Poder Judiciário, sempre mais lembrado por suas mazelas do que por suas virtudes.”

  • Do Prefácio, de Gustavo Vaz Salgado

O livro conta ainda com cinco anexos, contendo respectivamente o texto integral da reforma, do projeto de lei do Fundo de Garantia das execuções trabalhistas, da PEC paralela, um quadro comparativo entre o Conselho Nacional de Justiça e o Ministério Público e a PEC da reforma sindical.

Sobre os coordenadores:

Zeno Veloso é professor de Direito Civil na Universidade Federal do Pará e de Direito Civil e Direito Constitucional Aplicado na Universidade da Amazônia – Unama.

Gustavo Vaz Salgado é especialista em Direito Processual Civil da UFPA. Advogado militante. Procurador-geral adjunto do estado do Pará.

Os colaboradores:

Angelo Demetrius de Albuquerque Carrascosa, Carla Nazaré Jorge Melém Souza, Carolina Ormanes Massoud, Lilian Mendes Haber, Viviane Ruffeil Teixeira Pereira são procuradores do estado do Pará.

____________

 Resultado :

  • Maria Eduarda Fleck da Rosa, assessora jurídica do SEBRAE/RS, em Porto Alegre/RS

____________

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS