MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Boletim da 426ª Sessão Extraordinária do Cade

Boletim da 426ª Sessão Extraordinária do Cade

Nos dias 23 e 24/7, o Plenário do Conselho Administrativo de defesa Econômica - Cade reuniu-se para a realização de sua 426ª Sessão Extraordinária de julgamento, a última presidida pela Dra. Elizabeth Farina e com a participação do conselheiro Luis Fernando Rigato, cujos mandatos encerram-se no próximo dia 27/7.

Da Redação

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Atualizado às 08:33


Cade

Boletim da 426ª Sessão Extraordinária do Cade

Veja abaixo na íntegra o Boletim da reunião realizada nos dias 23 e 24/7.

____________________
_______________

Boletim

Nos dias 23 e 24/7, o Plenário do Conselho Administrativo de defesa Econômica - Cade reuniu-se para a realização de sua 426ª Sessão Extraordinária de julgamento, a última presidida pela Dra. Elizabeth Farina e com a participação do conselheiro Luis Fernando Rigato, cujos mandatos encerram-se no próximo dia 27/7.

Dentre os itens analisados destacam-se três Atos de Concentração aprovados sem restrições. O primeiro deles (Ato de Concentração nº 08012.005716/2008-31) é referente à aquisição pela Cosan S.A. Indústria e Comércio de duas empresas (denominadas como Parent Co-Operative 1 e Parent CO-Operative 2) integrantes do grupo ExxonMobil. O segundo processo (Ato de Concentração nº 08012.005824/2008-12) é relativo à associação entre a Kraft Foods Brasil S. A. e a Sadia S.A., através da sociedade veículo Tupiza Participações, para investimentos na produção e distribuição de produtos de queijo no Brasil. O terceiro Ato de Concentração (nº 08012.006410/2008-01) trata da aquisição, pelo Grupo Schincariol, das marcas, ativos e todos os direitos e obrigações oriundos dos Contratos de Distribuição e Contratos Acessórios da Cintra, que antes pertencia ao grupo InBev.

Outro destaque da Sessão foi o Recurso Voluntário nº 08700.002874/2008-81 interposto pela Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) contra a decisão da Secretaria de Direito Econômico - SDE que impôs Medida Preventiva nos autos do Processo Administrativo nº 08012.002474/2008-24, o qual investiga os possíveis danos à concorrência causados pela adoção de um novo modelo de garrafas de cerveja pela AMBEV. O Conselho, por maioria, conheceu o recurso, dando-lhe provimento parcial, reformando a medida preventiva imposta pela SDE. Segundo os termos do voto do relator, o Conselheiro Luiz Carlos Prado, a Ambev deve abster-se de engarrafar qualquer outra marca de cerveja que não Bohemia, no Estado do Rio Grande do Sul, e Skol, no Estado do Rio de Janeiro, nas garrafas proprietárias de 630ml. Assim, a empresa não poderá utilizar as novas garrafas em outras unidades da Federação nem para outras marcas. A Ambev deve ainda disponibilizar um sistema de troca das garrafas de 630ml que em poder de empresas concorrentes, conforme modelo descrito no voto do relator. Ressalte-se que esta decisão refere-se apenas ao Recurso Voluntário da Ambev. Assim, o Processo Administrativo continua em curso na SDE e, ao final da instrução, será encaminhado ao Cade para o julgamento definitivo da questão.

Mais um destaque foi a reprovação do Ato de Concentração nº 08012.001885/2007-11, referente à aquisição do negócio de reforços de fibras de vidro da Companhia de Saint-Gobai, pela Owens Corning. Dentre as razões para a reprovação da operação, segundo o voto do relator, conselheiro Fernando de Magalhães Furlan, estão a sobreposição e concentração que variavam de 72% a 98% em cinco mercados de reforços de fibra de vidro. O relator também destacou a ausência de competição indireta com materiais alternativos, altas barreiras à entrada de novas empresas no mercado e as importações não seriam capazes de inibir o poder de mercado da empresa.

Os últimos destaques foram cinco requerimentos para a celebração de Termos de Cessação de Conduta - TCC apresentados por empresas fabricantes de embalagens, investigadas por suposta formação de cartel (Processo Administrativo n.º 08012.004674/2006-50, ainda em trâmite na Secretaria de Direito Econômico). Em três dos cinco pedidos - interpostos por Embalagens Flexíveis Diadema S.A., Santa Rosa Embalagens Flexíveis Ltda. e Converplast Embalagens Ltda., além das pessoas físicas Sérgio Hamilton Angelucci, Nicolau Baladi e Roberto Tubel, Victorio Murer e Eduardo Domingues de Oliveira Belleza -, o plenário, por unanimidade, rejeitou as propostas por entender que suas condições não atendiam ao interesse público. Já o requerimento feito pela empresa ITAP Bemis Ltda. foi extinto, uma vez que a empresa entrou e retirou o pedido, para mais uma vez fazê-lo. De acordo com art. 129-B do Regimento Interno do Cade o pedido de celebração de TCC pode ser feito apenas uma vez.

Em relação ao quinto requerimento, feito pela empresa Alcan Embalagens do Brasil Ltda. e por Marco Antonio Ferraroli dos Santos, o Plenário do Cade, por maioria, aprovou a celebração do TCC. O acordo prevê, entre outras obrigações: o recolhimento de contribuição pecuniária ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos no valor de R$ 24 milhões para a empresa e de R$ 2,4 milhões para Marco Antonio; a adoção, por parte da empresa, de práticas que difundam internamente a defesa da concorrência; e a colaboração técnica da Alcan com as investigações da SDE e do Cade. Com o cumprimento das obrigações previstas no TCC, o Processo Administrativo será suspenso em relação apenas à Alcan e a seu administrador. Em relação aos demais representados, a investigação seguirá seu curso na SDE, que, ao final da instrução, deverá encaminhá-lo ao Cade para julgamento.

_____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA