MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/DF afasta pretensão indenizatória de ex-fumante

TJ/DF afasta pretensão indenizatória de ex-fumante

A 6.ª Turma do TJ/DF confirmou, por votação unânime, decisão de 1ª instância e afastou a pretensão indenizatória da ex-fumante Geruza Maria de Lucena Oliveira contra a fabricante de cigarros Souza Cruz. Somente em 2008, foram proferidas 19 decisões pelos Tribunais Estaduais brasileiros rejeitando ações de indenização dessa natureza, sendo esta a segunda decisão consecutiva do TJ/DF este ano.

Da Redação

terça-feira, 29 de julho de 2008

Atualizado às 08:12


Cigarros

TJ/DF afasta pretensão indenizatória de ex-fumante

A 6ª Turma do TJ/DF confirmou, por votação unânime, decisão de 1ª instância e afastou a pretensão indenizatória da ex-fumante Geruza Maria de Lucena Oliveira contra a fabricante de cigarros Souza Cruz. Somente em 2008, segundo a Souza Cruz, foram proferidas 19 decisões pelos Tribunais Estaduais brasileiros rejeitando ações de indenização dessa natureza, sendo esta a segunda decisão consecutiva do TJ/DF este ano.

O caso teve início em 2005, com uma ação movida pela ex-fumante contra a Souza Cruz na 2ª Vara Cível de Gama. A autora alegava ter desenvolvido males bucais em virtude do fumo e que a empresa, à época, teria omitido os riscos associados ao consumo de cigarros. Como reparação, solicitava indenização por danos morais e estéticos no valor total de R$ 300 mil.

No entanto, o juízo de 1ª instância afastou os pedidos indenizatórios da ex-fumante com base na licitude do comércio e fabricação de cigarros no Brasil; no livre-arbítrio de quem opta por fumar; na ausência de defeito no produto; na inexistência de nexo causal entre o consumo de cigarros e os problemas de saúde alegados pela autora; e a inexistência de prova do consumo exclusivo de cigarros fabricados pela Souza Cruz.

A decisão de 1ª instância ainda ressaltou que, "uma vez disponibilizado o produto ao consumidor, este detém o livre-arbítrio para decidir se vale ou não a pena consumi-lo" e que não cabe indenização "por não se estar diante de situação de defeito ou vício do produto, cujo risco à saúde, se existe, é inerente a dito produto".

A Sra. Geruza recorreu levando o caso ao TJ/DF. No julgamento os desembargadores do TJ/DF confirmaram a decisão de 1ª instância e afastaram os pedidos da autora.

Até o momento, segundo a Souza Cruz, já foram propostas 9 ações dessa natureza contra a empresa no DF, sendo que o judiciário brasiliense já proferiu, em primeira e segunda instâncias, 14 decisões acolhendo os argumentos de defesa da Companhia em ações dessa natureza.

Panorama Nacional

A Souza Cruz informa que já foram ajuizadas no país 526 ações indenizatórias dessa natureza contra a Companhia. Até o momento, do total de ações propostas, há 319 ações judiciais com decisões rejeitando tais pretensões e 11 em sentido em contrário, as quais estão pendentes de recurso. Em todas as 218 ações com decisões definitivas já proferidas pelo Judiciário brasileiro, as pretensões indenizatórias dos fumantes, ex-fumantes ou seus familiares foram afastadas.

_____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.