MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cadastro Nacional de Adoção é lançado em São Paulo com videoconferência

Cadastro Nacional de Adoção é lançado em São Paulo com videoconferência

O Cadastro Nacional de Adoção - CNA, criado pelo Conselho Nacional de Justiça, foi lançado ontem, 4/8, no TJ/SP, estado que concentra o maior número de pretendentes à adoção no Brasil. Por São Paulo ser a maior unidade da federação, o Judiciário paulista lançou o Cadastro com a transmissão via Intranet da palestra ministrada pela conselheira Andréa Pachá, do CNJ, e pela juíza da Infância e da Juventude Cristiana de Faria Cordeiro, representante do Comitê Gestor do Cadastro Nacional de Adoção.

Da Redação

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Atualizado às 08:52


Adoção

Cadastro Nacional de Adoção é lançado em São Paulo com videoconferência

O CNA, criado pelo CNJ, foi lançado ontem, 4/8, no TJ/SP, Estado que concentra o maior número de pretendentes à adoção no Brasil. Por São Paulo ser a maior unidade da federação, o Judiciário paulista lançou o Cadastro com a transmissão via Intranet da palestra ministrada pela conselheira Andréa Pachá, do CNJ, e pela juíza da Infância e da Juventude Cristiana de Faria Cordeiro, representante do Comitê Gestor do Cadastro Nacional de Adoção.

A transmissão on-line ocorreu das 9 às 13h e foi a primeira realizada pelo Judiciário paulista e permitiu atingir um público de 1.100 pessoas. Em sua palestra a conselheira do CNJ, Andréa Pachá, destacou que o Cadastro Nacional de Adoção é um instrumento que tem que ser construído pela própria magistratura. "Com ele será possível saber se a adoção é tão demorada como dizem".

A conselheira lembrou que o CNA vai possibilitar ter uma radiografia da realidade e permitir que o CNJ faça uma campanha para a adoção de crianças com mais idade ou outras características que dificultem a escolha. "A adoção é como a maternidade e na maternidade não existem condicionantes", falou a conselheira, que destacou a importância do lançamento do CNA em São Paulo.

A videoconferência serviu também para esclarecer dúvidas entre os juízes, diretores de cartórios e integrantes de equipes técnicas das Varas da Infância e da Juventude.

Para o evento, realizado no Palácio da Justiça, foram convidados também integrantes da Câmara Especial, membros da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJ/SP, funcionários do Núcleo de Apoio Profissional de Serviço Social e Psicologia, da Corregedoria Geral da Justiça e da Secretaria de Recursos Humanos.

Ao fazer a apresentação do sistema aos juízes paulistas, a juíza Cristiana de Faria Cordeiro assinalou que a preocupação do Comitê Gestor é fazer com que o CNA se firme como uma ferramenta de trabalho. "Com o cadastramento vamos cumprir o que determina a própria legislação que há 18 anos previa a implantação desse sistema".

Na oportunidade também foi lançado e exibido o DVD "Delicada Escolha - Uma Família para a Criança e uma Criança para a Família", produzido a partir de discussões no Grupo de Investigações sobre Acolhimento Familiar, Abrigamento e Adoção - GIAAA, que é constituído por profissionais da área de Psicologia e Serviço Social do Fórum de Ribeirão Preto e do Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil da Universidade de São Paulo - CINDEDI.

Lançado no dia 8 de maio, o CNA vai armazenar e fornecer dados exatos sobre os números de crianças e adolescentes que estão sob a tutela do Estado para adoção, quantidade e localização de pretendentes habilitados em todas as regiões, perfis completos de adotandos e adotantes.

Segundo a juíza Cristiana de Faria Cordeiro, desde o dia 8 de maio, a atualização do Cadastro é obrigatória em todas as Varas da Infância e da Juventude, devendo estar concluído até o dia 4 de novembro. Dados preliminares mostram que existem no país, 2.000 pretendentes habilitados à adoção e 200 crianças e adolescentes para serem adotados.

O objetivo do CNJ é lançar o Cadastro Nacional de Adoção em todo o Brasil, até o final do ano. Representantes do Comitê Gestor do CNA já realizaram palestras em Maceió, Fortaleza, Cuiabá, Salvador, Porto Velho, Natal, Campo Grande Aracajú, Teresina, São Luiz, Porto Alegre e Recife.

As próximas palestras já confirmadas serão realizadas em Florianópolis, no próximo dia 21 e em Belo Horizonte, no dia 26 de agosto.

______________________

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...