MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lançamento de obra "Pesquisas com Células-Tronco - Implicações Éticas e Jurídicas"

Lançamento de obra "Pesquisas com Células-Tronco - Implicações Éticas e Jurídicas"

Da Redação

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Atualizado às 07:42


Lançamento

Asdrubal Franco Nascimbeni autografa sua nova obra na Bienal do Livro em São Paulo

Asdrubal Franco Nascimbeni participa no dia 16/8, a partir das 18h, em São Paulo, da tarde de autógrafos de seu mais novo título "Pesquisas com Células-Tronco - Implicações Éticas e Jurídicas", publicação da LEX Editora. O evento acontece em meio à Bienal do Livro realizada no Parque de Exposição Anhembi (av. Olavo Fontoura, 1209, Santana).

Esta obra trata de tema atual e relevante a todos, afinal as pesquisas com células-tronco têm demonstrado um enorme potencial de cura a inúmeras doenças. O assunto é analisado de acordo com o art. 5º da "Lei da Biossegurança", que passou a permitir tais pesquisas (tratando também da Adin proposta contra o dispositivo legal, e julgada improcedente pelo STF). O autor demonstra que o assunto é multidisciplinar (envolvendo as ciências jurídicas, biomédica, biológica e filosófica), além de trazer ao embate discussões sobre valores éticos e morais em torno da noção da "pessoa" (em especial nos momentos-limites de sua existência); da sua dignidade e de seus direitos de personalidade.

Sobre o autor:

Asdrubal Franco Nascimbeni é mestre em Direito Processual Civil, com curso de extensão em Bioética e Biodireito, membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem - CBAr. Já foi premiado com a segunda colocação em concurso promovido pelo Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP sobre o tema "Células-Tronco Embrionárias para Fins Terapêuticos: Responsabilidade Civil".

__________