MIGALHAS QUENTES

Alerta

Leia algumas dicas sobre cursos da área jurídica

Da Redação

terça-feira, 31 de agosto de 2004

Atualizado em 30 de agosto de 2004 13:09

 

Alerta

 

Leia abaixo algumas dicas sobre cursos da área jurídica.

 

Guia para o advogado consumidor de cursos

 

Mauro Scheer Luís*

 

Nos últimos anos, observou-se verdadeira enxurrada de novas empresas organizadoras e promotoras de cursos, treinamentos, workshops e outros eventos na área jurídica.

 

O nível de qualidade do ensino oferecido, entretanto, vem caindo constantemente. Pensando nisso, preparei este breve guia, com o humilde objetivo de auxiliar os colegas a avaliar a potencialidade do evento do qual pretendem participar.

 

Abaixo encontram-se algumas características que devem ser observadas quando pensamos em participar de algum evento.

 

Aprenda com quem faz

 

A especialidade dos palestrantes no conteúdo ministrado é fundamental, sobretudo na área jurídica. Verifique se a atuação profissional do instrutor e seu currículo conferem confiabilidade conteúdo, atentando para divulgações generalistas de currículos, sem descrição concreta de instituições reconhecidas e trabalhos realizados.

 

Conteúdo divulgado x Conteúdo oferecido

 

Muitas vezes promete-se muito e cumpre-se pouco. Procure perceber se o conteúdo anunciado é compatível com o currículo e com a própria jornada profissional do palestrante. Para haver um conteúdo bem constituído, o instrutor deve participar ativamente de sua construção, checando se a mensagem publicitária enfoca corretamente o planejamento do evento.

 

Demonstração x Informação

 

Uma informação é eficientemente absorvida quando demonstrada praticamente. Veja se o conteúdo anunciado compreende estudos de casos e se há espaço para perguntas e discussão.

 

Controle de qualidade

 

Sem dúvida, a melhor forma de checar se a instituição organizadora desenvolve um bom trabalho é obtendo referências sobre trabalhos anteriores. Solicite à instituição nomes e telefones de pessoas que já participaram de eventos por ela promovidos. Invariavelmente, quando a qualidade é baixa as informações circulam muito mais rapidamente.

 

É trabalhando com referenciais de excelência, traduzidos pelo lema "aprenda com quem faz", que o IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos, presente no mercado desde 1994, pretende continuar realizando eventos de qualidade, agregando valor ao evento na medida em que dá maior importância à construção do conteúdo e à criteriosa escolha dos facilitadores.

_______________

 

* Diretor acadêmico do IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos.

 

 

 

 

 

 

_____________