MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado de Sorteio de obra "Discriminação na Relação de Emprego e Proteção Contra a Dispensa Discriminatória"

Resultado de Sorteio de obra "Discriminação na Relação de Emprego e Proteção Contra a Dispensa Discriminatória"

Da Redação

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Atualizado em 13 de agosto de 2008 09:39


Sorteio da obra

Migalhas tem a honra de sortear a obra "Discriminação na Relação de Emprego e Proteção Contra a Dispensa Discriminatória" (LTR Editora - 160 p.), escrita e gentilmente oferecida pela autora Cristina Paranhos Olmos.

Sobre a obra:

Este estudo é fruto da dissertação de mestrado da autora, sob a orientação do Prof. Dr. Pedro Paulo Teixeira Manus e reflete assunto de suma importância no direito do trabalho brasileiro e nas relações de emprego atuais.

Com clareza de linguagem e objetividade, qualidades próprias da autora, a obra traz aspectos relevantes sobre a discriminação das relações de trabalho, preocupando-se em analisar primeiramente o direito comparado e exaustivamente os motivos que embasam a discriminação no ambiente de trabalho, desde a orientação sexual do empregado até o fato de o mesmo ser portador de necessidades especiais, além do credo e da idade, como exemplos.

Ainda, sem cansaço, a autora nos dá um panorama sobre a prática discriminatória como causa da extinção do contrato de trabalho, tecendo comentários sobre o pedido de demissão baseado na discriminação, a dispensa do empregado baseada na discriminação, além da rescisão indireta do contrato de trabalho pelo mesmo motivo.

A discriminação consiste, basicamente, em tratar de maneira diferente determinada pessoa por motivo não justificável. A discriminação vedada é aquela que, como regra, causa prejuízo à pessoa discriminada.

É certo que nem toda discriminação causa prejuízo; ao contrário, o tratamento discriminatório pode se dar até mesmo em benefício daquele que é discriminado, mas nosso interesse reside apenas e tão-somente naquela que causa prejuízo ao empregado.

A discriminação é fruto da realidade histórica, especialmente em nosso país, que escravizou índios e negros, considerando-os socialmente inferiores aos brancos, apesar de serem naturalmente superiores do ponto de vista físico (especialmente os negros).

Contudo, não é fenômeno que ocorre apenas em razão da etnia, porquanto atinge todas as dimensões da vida e dos seres humanos, de sorte que o elemento de discriminação pode residir também no credo, estado civil, orientação sexual, aparência física, entre outros mencionados no presente estudo.

As causas que explicam a discriminação, se é que ela pode ser explicada, são basicamente o ódio e o sentimento de superioridade daquele que discrimina, sentimentos nada relacionados com a compaixão, piedade, ajuda mútua, solidariedade, entre outros que almejamos na sociedade desenvolvida.

Em capítulo próprio, a obra trata das medidas protetivas contra a discriminação, inclusive com papel importante do Ministério Público do Trabalho, que coibindo tais ações discriminatórias, por certo estará garantindo o equilíbrio nas relações de emprego e melhores condições de trabalho.

Por fim, o livro analisa a reparação da dispensa discriminatória, tanto pecuniária quanto a possibilidade de reintegração do empregado à função, tema este atual e que suscita debates não só na seara forense, como também entre doutrinadores e estudiosos do direito do trabalho.

Com certeza, esta obra terá repercussão no estudo das relações de trabalho, proporcionando ao leitor subsídios para a análise do direito do trabalho sob uma ótica atual, preocupada sempre com a melhoria das condições de trabalho, rica em experiências e conceitos, abrangendo a jurisprudência sobre o assunto e fornecendo dados para o debate e a reflexão para todos que lidam no dia-a-dia com as relações laborais.

Sobre a autora:

Cristina Paranhos Olmos é especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pela PUC/RS. Mestre em Direito do Trabalho pela PUC/RS. Professora Universitária.

___________

 Resultado :

  • André Rogério Graça, advogado da Petrobras Distribuidora S/A, em Guarulhos/SP

____________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA