MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado de Sorteio de obra "Lições de Direito Constitucional"

Resultado de Sorteio de obra "Lições de Direito Constitucional"

Da Redação

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Atualizado em 14 de agosto de 2008 10:20


Sorteio da obra

Migalhas tem a honra de sortear a obra "Lições de Direito Constitucional" (408 p.), escrita por Edgar Carlos de Amorim, gentilmente oferecida pela Editora Forense.

Sobre a obra:

A nossa atual Constituição é analítica, isto é, bastante abrangente, a ponto de tratar de matérias que bem poderiam ser objeto de lei ordinária. Traz no seu bojo os seguintes títulos:

Dos Princípios Fundamentais; Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Da Organização do estado; Da Organização dos Poderes; Da Defesa do estado e das Instituições Democráticas; Da Tributação e do Orçamento; Da Ordem Econômica e Financeira; Da Ordem Social; e finalmente aquele que se refere às Disposições Constitucionais Gerais e ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

E ainda mais, conforme já foi dito, é rígida e fixa.

Deram-lhe os constituintes de 198 uma dimensão democrática que não estava ao alcance do entendimento do povo, isto é, o artigo 5º, inciso LVII, insistiu o princípio da presunção de inocência, nos seguintes termos: "Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória".

Ora, o referido dispositivo deu margem a que uma onda de crimes sem precedentes venham ocorrendo em nosso País, sendo assim considerado espécie de fonte perene de criminalidade e de corrupção.

Vários têm sido os prefeitos processados e julgados por desviar dinheiro da respectiva edilidade. No entanto, por força do inciso LVII do mesmo artigo 5º, voltam a eleger, em razão de o último recurso da sentença condenatória ainda não ter sido apreciado pela instância competente. Perdeu, assim, a pena a finalidade preventiva. Mata-se, assalta-se, seqüestra-se, lança-se Mao dos dinheiros públicos, e fica-se solto anos e anos, à espera do julgamento, para posterior cumprimento da pena. Enquanto isso, o povo, que não conhece o mecanismo das leis, passa a pensar que a Justiça não existe. Então, aqueles propensos à prática de crime passam a agir.

Além do mais, os mesmos constituintes distribuíram direitos em profusão, sem atentar para a frágil economia deste país. Conclusão: neste tocante, os poderes públicos passam a não atender às determinações do Judiciário, chegando até mesmo, a provocar uma espécie de desobediência civil.

Enfim, a melhor maneira de serem atenuados os males da chamada inocência presumida seria o próprio STF interpretar o texto constitucional no sentido de só ser aplicável quando houver indícios de ter o agente agido em legítima defesa, própria ou de terceiro, em estrito cumprimento do dever legal ou no exercício regular de direito.

"Lições de Direito Constitucional" é um livro didático com exposição clara e objetiva dos diversos temas abordados, sendo sumamente atualizados. Destina-se a facilitar a aprendizagem não somente dos estudantes da disciplina Direito Constitucional, como também daqueles que estão interessados em conhecer como funciona o organismo do nosso Estado de Direito.

A Constituição de 1988 pode ainda não ser a definitiva, a ideal, aquela que veio para ficar, mas não deixa de ser o arcabouço, ou a base para sobre esta erigida a Lei Suprema dos nossos sonhos, ou seja, aquela que haverá de vir, não para vigorar por tempo limitado, mas sim por séculos afora. E quando isto ocorrer certamente será sintética, ficando a cargo dos tribunais a interpretação dos seus pressupostos.

Sobre o autor:

Edgar Carlos de Amorim é Professor aposentado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.

____________

 Resultado :

  • Marcia Sperle, de Furnas Centrais Elétricas S/A, no Rio de Janeiro/RJ

____________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...