MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Republicado ato normativo que cria câmara especializada em crimes de prefeitos

Republicado ato normativo que cria câmara especializada em crimes de prefeitos

Foi republicado sexta-feira, 22/8, no Diário Oficial do Estado de SP, o Ato Normativo do Procurador-Geral de Justiça e do Colégio de Procuradores de Justiça que institui a Câmara especializada em crimes de responsabilidade praticados por prefeitos.

Da Redação

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Atualizado às 08:18


Ato

Republicado ato normativo que cria câmara especializada em crimes de prefeitos

Foi republicado sexta-feira, 22/8, no Diário Oficial do Estado de SP, o Ato Normativo do Procurador-Geral de Justiça e do Colégio de Procuradores de Justiça que institui a Câmara especializada em crimes de responsabilidade praticados por prefeitos. A republicação se deu por necessidade de retificação.

A criação da Câmara, proposta pelo procurador-geral de Justiça Fernando Grella Vieira, foi aprovada no último dia 6 pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores.

Até então, investigar e processar prefeitos pela prática de delitos de responsabilidade eram atribuições do Setor de Crimes de Prefeitos, uma assessoria da Procuradoria-Geral de Justiça. A partir de agora, isso será atribuição da Câmara especializada, integrada à Procuradoria de Justiça Criminal.

A medida é uma antiga reivindicação do MP e visa valorizar a Procuradoria de Justiça Criminal, dotando-a de funções de execução, além de representar desconcentração das atribuições da Procuradoria-Geral de Justiça e valorizar a segunda instância da Instituição.

O Ato do PGJ garante que toda a estrutura atualmente existente no Setor de Crimes de Prefeitos será transferida à Procuradoria Criminal para o funcionamento da Câmara, que terá seis integrantes.

  • A seguir, a íntegra do ato republicado.

Ato Normativo nº 546 – PGJ-CPJ, 14 de agosto de 2008

(Pt. n° 92.360/08)

Altera o Ato Normativo nº 412-CPJ, de 14 de novembro de 2005, que dispõe sobre a organização das Procuradorias de Justiça para instituir, no âmbito da Procuradoria de Justiça Criminal, Câmara especializada para a atuação nos feitos de que trata o art. 29, X, da Constituição Federal, e dá outras providências.

O Colégio de Procuradores de Justiça, por meio de seu Órgão Especial, no uso das suas atribuições que lhe são conferidas pelos artigos 22, inciso XVI, e 44, incisos I, II e III, da Lei Complementar Estadual nº 734, de 26 de novembro de 1993 e,

CONSIDERANDO competir ao Procurador-Geral de Justiça a atuação nos feitos de que trata o art. 29, X, da Constituição Federal, de competência originária do Tribunal de Justiça;

CONSIDERANDO a necessidade de aperfeiçoar a atuação nesta matéria, admitindo o sistema normativo a delegação dessa atribuição a membros do Ministério Público (LCE 734/93, art. 116, XIV);

CONSIDERANDO ser desejável o aperfeiçoamento e valorização das Procuradorias de Justiça e de seus membros, dotando-as de outras importantes atribuições, notadamente de execução;

CONSIDERANDO que a delegação destas atribuições para unidade própria de atuação no âmbito da Procuradoria de Justiça Criminal permitirá melhor especialização, economicidade e eficiência;

RESOLVE EDITAR O SEGUINTE ATO:

Art. 1º - Acrescenta os §§ 6º, 7º e 8º ao art. 2º. do Ato Normativo nº 412 – CPJ, de 24 de novembro de 2005, com a seguinte redação:

§ 6º. Fica instituída, no âmbito da Procuradoria de Justiça Criminal, Câmara especializada para a atuação nos feitos criminais de que trata o art. 29, X, da Constituição Federal, de competência originária do Tribunal de Justiça.

§ 7º. Na composição da Câmara observar-se-á a regra do § 1º, observando-se a opção feita pelo procurador de justiça e obedecendo-se à ordem de antiguidade na Segunda Instância.

§ 8º. Não havendo opção ou sendo necessário, oficiarão na Câmara especializada de que trata o § 6º, Promotores de Justiça em exercício na Procuradoria de Justiça Criminal, indicados pelo Secretário-Executivo, ou membros do Ministério Público designados pela Procuradoria-Geral de Justiça.

Art. 2º. Acrescenta os §§ 4º, 5º e 6º. ao art. 3º do Ato Normativo nº 412 – CPJ, de 24 de novembro de 2005, com a seguinte redação:

§ 4º. Caberá à Câmara especializada da Procuradoria de Justiça Criminal, oficiar, por delegação do Procurador-Geral de Justiça, em todos os feitos criminais de que trata o art. 29, X, da Constituição Federal, de competência originária do Tribunal de Justiça, inclusive na fase de investigação e na fase processual.

§ 5º. O Procurador-Geral de Justiça editará ato de delegação das atribuições pertinentes ao disposto no art. 29, X, da Constituição Federal para a Câmara especializada de que trata o art. 2º, § 6º, do presente Ato.

§ 6º. A Câmara especializada será coordenada por Procurador de Justiça indicado pela Procuradoria de Justiça Criminal, que se reportará ao Secretário-Executivo, cumprindo-lhe, no que couber, as disposições do presente ato.

Art. 3º. Acrescenta o § 5º. ao art. 4º do Ato Normativo nº 412 – CPJ, de 24 de novembro de 2005, com a seguinte redação

§ 5º. O secretário-executivo da Procuradoria de Justiça Criminal encaminhará, mensalmente, à Procuradoria-Geral de Justiça, relatório de atuação da Câmara especializada de que trata o art. 2º, § 6º do presente Ato.

Art. 4º. Acrescenta o parágrafo único ao art. 14 do Ato Normativo nº 412 – CPJ, de 24 de novembro de 2005, com a seguinte redação:

Parágrafo único. A Procuradoria-Geral de Justiça transferirá à Câmara de que trata o § 6º, do art. 2º, do presente Ato, instituída no âmbito da Procuradoria de Justiça Criminal, todos os recursos humanos e materiais existentes no setor atualmente incumbido das mesmas atribuições no Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, sem prejuízo de outros necessários ao exercício das atribuições delegadas.

Art. 5º - Este Ato entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

São Paulo, 14 de agosto de 2008

FERNANDO GRELLA VIEIRA

Procurador-Geral de Justiça

(Republicada por necessidade de retificação – DOE de 15/08/2008).

___________________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram